quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

SECRETÁRIA DA HORA

Nos tempos da advocacia, lá pelos anos setenta, fiz parte de um escritório cuja clientela sempre aumentava. 

Tínhamos uma secretária excelente. Seu nome era Marli. 

Com o volume de serviço aumentando, acabamos aumentando para quatro o número de advogados, o que acarretou a necessidade de admitirmos uma auxiliar para a Marli, principalmente para serviços externos. 

Contratamos uma uma garota que ainda precisava ser lapidada, enquanto que a Marli, como estudante de Direito, permaneceu auxiliando-nos internamente. 

No período vespertino sua jornada de trabalho encerrava às 17,00hs. Daí em diante, a nova secretária recepcionava clientes e e dava conta dos atendimentos telefônicos. 

Eu tinha por hábito deixar a porta da minha sala completamente aberta só vindo a fechá-la quando do atendimento a algum cliente. 

Certa tarde, sem ninguém para atender, elaborava uma petição qualquer quando percebi que alguém na sala de recepção estava realizando uma ligação telefônica. Logo após ouvi, naquela voz inconfundível: "dezessete horas, vinte minutos e dez segundos" e logo em seguida a novel secretária agradecia à informação com um "obrigada". E dava uma discreta risadinha de admiração. 

Uns dois ou três minutos depois a chamada e a resposta se repetiram, assim como se repetiu um respeitoso "obrigada". E outra vez a risadinha. 

Em suma, ela ligava para a rádio-relógio. 

No dia seguinte dei conta do ocorrido para a Marli que depois nos disse que teve um imenso trabalho para convencer a sua auxiliar de que aquela voz era uma gravação e que não era necessário agradecer. 

Com certeza ela aprendeu muito mais coisas com a Marli.
Sendo todas as outras coisas iguais, o desejo que nasce da alegria é mais forte que o desejo que nasce da tristeza. (Baruch Espinoza, filósofo holandês)

LUGARES

CRACÓVIA - POLÔNIA

Cracóvia (polonês: Kraków [ˈkrakuf]ⓘ) é a capital da voivodia da Pequena Polônia (Województwo małopolskie) e uma das maiores, mais antigas e mais importantes cidades da Polônia. Situada às margens do rio Vístula, tem uma população de 766.000 habitantes (3 milhões na sua área metropolitana), tornando-se a segunda cidade mais populosa da Polónia.

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

CUMPLICIDADE

Martha MedeirosMartha Medeiros

Quem é amigo de quem naquele antro situado no Planalto Central? Temer é aliado de Cunha? Cunha é parceiro de Calheiros? Calheiros está do lado de Jucá? As respostas não importam, uma vez que lealdade nunca foi assunto levado a sério em Brasília. É certo que um dia ainda veremos Dilma e Aécio abraçados, Lula beijando a mão de Janaína Paschoal e todos cortejando a todos, bastando para isso conveniências políticas e um esquecimentozinho básico (e, claro, desde que permaneçam todos soltos, livres da cadeia ou do hospício). Já vi esse filme várias vezes e, mesmo consciente da seriedade do momento, não tenho mais paciência para esse elenco de canastrões.

Vamos trocar de filme?

Cumplicidade é o assunto do excelente Truman, coprodução espanhola e argentina com o ator Ricardo Darín, que conquistou o padrão Fernanda Montenegro de dramaturgia – qualquer coisa que ele faça em frente à câmera é fenomenal, mesmo que apenas respirar. E com o também excelente Javier Cámara, que com um texto mínimo alcança a mesma potência cênica. Olhares, gestos, silêncios e rápidas observações satíricas bastam para compor uma conjuntura de emoções intensas.

Dois amigos de uma vida inteira que se reencontram quando um deles adoece com gravidade. Dois homens que moram em continentes diferentes, mas que nunca deixaram de ser íntimos. Na verdade, três, pois há um cachorro na história (o Truman do título). A amizade verdadeira não precisa de muitas palavras. Quem tem um cão sabe.

Eu esperava uma longa conversa sobre a vida e a morte (e não acharia ruim), mas o filme é absolutamente fiel ao universo masculino: homens não são de muita filosofice, e isso me fez sair do cinema ainda mais encantada pela classe. Não todos, mas muitos homens são daquele jeito mesmo que a gente vê na tela: emotivos, engraçados, econômicos, sensíveis, sem frescuras, avessos ao dramalhão e levemente safados.

Há, bem perto do final, uma cena que causa certo desconforto, mas que o personagem de Darín resume com duas palavras: “Faz sentido”. E faz. Porque é difícil racionalizar diante da dor, nem todos sabem como externar seu sofrimento, somos todos carentes diante de uma situação-limite, e, às vezes, o que parece gratuito é apenas uma forma de arrancar a fórceps o que está represado dentro. Como explicar? Não tem explicação. É por ser assim, instintivo, que o que aparenta ser errado ganha o selo da pureza.

Cúmplice, em política e na bandidagem, é aquele que comete um crime junto com você. Nas relações de amizade – e no cinema de qualidade, que não apela para o sentimentalismo barato –, cúmplice é aquele que não julga, simplesmente compreende e, sem muitas perguntas, segura tua mão.

Fonte: Zero Hora
Encontrar falhas é fácil; fazer melhor pode ser difícil. (Plutarco)

LUGARES

MADRID - ESPANHA

As torres Puerta de Europa, também conhecidas por Torres KIO são duas torres inclinadas uma contra a outra em Madrid, Espanha. A inclinação das torres é de 15° com a vertical; têm uma altura de 114 m, com 26 pisos. Estão situadas na Plaza de Castilla perto do centro financeiro de AZCA. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

DARIZ ENTUPIDO

Ruy Castro

Foi em março de 2016, mas todos se lembram. A então presidente Dilma Rousseff ligou para o ex-presidente Lula e avisou que o "Bessias" ia levar-lhe o termo de posse de sua nomeação como ministro da Casa Civil, para que Lula o assinasse "em caso de necessidade" —no caso de, por algum motivo, a Polícia Federal bater-lhe à porta com as algemas. "Bessias" era Jorge Araújo Messias, subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil de Dilma. A congestão nasal da presidente rebatizou-o para sempre. Foi uma nota cômica num episódio grave.

Nos últimos dias, tivemos poucos motivos para rir diante do resfriado que assolou o país e nos impôs febres, tosses, rouquidão, dor de garganta, falta de ar e nariz escorrendo. As pessoas espirravam em uníssono. Eu próprio fui abatido pela gripe, assim como políticos, jogadores de futebol, locutores e até uma ou outra moça do tempo.

Uma repórter me telefonou para uma entrevista sobre qualquer coisa. Disse-lhe que não estava em condições, mas lhe telefonaria no domingo. "O senhor vai me telefonar do bingo?", ela se espantou. "Que bingo? Eu disse domingo", expliquei. Mas ela tinha razão em se confundir. Com o dariz, digo, o nariz entupido, eu dizia domingo e saía dobingo.

Imagino que, numa delação premiada, certas palavras incidam com mais frequência —mala, mimo, ministro, mixaria, muamba, mutreta, negócio. Se o delator estiver gripado e trocando os emes por bês e enes por dês, o que teremos? Bala, bibo, binistro, bixaria, buamba, butreta, begócio. Mas o pior seria dizer milhão, que soaria bilhão. Não que isso faça diferença para os delatores, acho.

Messias, ex-funcionário de Dilma, hoje trabalha para Michel Temer. É o representante da União em empresas com capital do Tesouro Nacional. Mas será sempre o "Bessias". Para os amigos, "Bê".

Fonte: Folha de S. Paulo - 26/07/2017
Amor: uma perigosa doença mental. (Platão)

LUGARES

PASSAU - ALEMANHA

Passau (Batavia, em latim) é uma cidade na região da Baixa Baviera, estado da Baviera, Alemanha, também conhecida como Dreiflüssestadt ("Cidade dos Três Rios"), porque o Danúbio se encontra ali com os rios Inn (do sul) e Ilz (do norte, vindo da Floresta Bávara).[1][2] Era conhecida como Batávio (Batavium) durante o período romano.

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 2 de fevereiro de 2025

CAMBALACHO EM HONFLEUR

Depois de alguns tropeços acabei assimilando alguns macetes de viagens. Por exemplo, antes de escolher o hotel via internet passei a ler os comentários dos hóspedes. Talvez seja o melhor termômetro para decidir a escolha. Por não ter tomado aquelas precauções quase entrei numa fria no interior francês. Tínhamos reserva de hotel em Honfleur, para o que levamos em conta a localização do mesmo que era bem central. Na manhã daquele dia, quando tentamos confirmar a reserva, a ligação era transferida para a caixa de mensagens, o que achamos muito estranho. Tentamos programar o GPS para nos levar até o local e descansar depois de um dia bem agitado. Contudo, o endereço não constava do banco de dados do GPS. Acabamos constatando que não era uma rua, e sim, uma espécie de servidão. Depois de muitas buscas, junto à prefeitura conseguimos uma informação que poderia nos levar ao local, porém, não tivemos êxito. Paramos num outro hotel e o rapaz que nos atendeu foi muito solícito e conseguiu contato telefônico. Cerca de meia hora depois uma moça veio nos buscar e nos conduziu até o nosso destino. Mais surpresas à frente, primeiro que não era um hotel e sim um studio, ou seja, um apartamento. No anúncio dizia ter estacionamento, porém, estava lotado e ficava um pouco distante dos aposentos. Por fim, ficamos sabendo pela moça, que o endereço informado no anúncio pela internet, era do dono do studio e não do studio propriamente dito. Desistimos e fomos em busca de novas acomodações, mas sem a mínima ideia por onde começar. Na época o Air BNB não era conhecido. Eis que lembramos do Gîte de France e logo encontramos um, mas não tinha vaga. Logo adiante encontramos o Gîtes le Canet. Fomos atendidos pela proprietária, a simpática e atenciosa Viviane Merieult. Houvera uma desistência e portanto tinha uma vaga. Era uma propriedade rural, distante quatro quilômetros de Honfleur. Nosso quarto ficava ao lado de um pequeno curral onde as ovelhas pastavam mansamente. Mais aos fundos, um galinheiro de onde viriam os ovos que a Viviane colocaria todas as manhãs, junto com o pão ainda quentinho e outras delícias. Lugar simples mas dotado de tudo o que precisávamos, inclusive uma mini cozinha. Os aposentos eram um pouco pequenos mas nada que atrapalhasse o nosso bem estar. A temperatura caíra muito e precisamos ligar a calefação. Havíamos comprado pão, queijos e frios e ainda um vinho tinto, e assim preparamos o nosso jantar. Em princípio ficaríamos apenas uma noite naquele local, mas gostamos tanto que acabamos ficando três noites. Com respaldo nos comentários dos hóspedes, nunca mais tivemos problemas com acomodações, principalmente aquelas contratadas via internet. Também por precaução, relatei todo o ocorrido junto ao site através do qual havia feito a reserva. Informei que já havia cancelado o pagamento pelo cartão de crédito e que estaria à disposição para quaisquer esclarecimentos complementares. Em resposta recebi um pedido de desculpas por parte do site e nunca fui cobrado por aquelas diárias.
No inferno, os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempos de crise. (Dante Alighieri)

LUGARES

AMSTERDAM - HOLANDA

Os Canais de Amesterdam ou Amesterdão é um conjunto de canais concêntricos. A capital da Holanda, é chamada de Veneza do Norte por seus mais de 100 quilômetros de canais, cerca de 90 ilhas e 1500 pontes. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Estou habituada a não considerar perigoso pensar. (Clarice Lispector)

LUGARES

CALAIS - FRANÇA

Calais ou Calêsio[1] (francês: [kalɛ] (escutar)) é uma cidade do norte da França localizada no departamento de Pas-de-Calais. A população da cidade no censo de 1999 era de 77 333 habitantes na cidade e 125 584 habitantes na área metropolitana. Calais está localizada no Estreito de Dover, no ponto mais estreito do Canal da Mancha com apenas 34 km de largura, sendo a cidade francesa mais próxima da Inglaterra.

ROMANCE FORENSE

Charge de Gerson Kauer
Profissão: “esposa demitida”

Na ação trabalhista, a trabalhadora postula o vínculo empregatício de dez anos, com função inicial de secretária e final de técnica em saúde bucal. Reclama os direitos decorrentes do reconhecimento da relação de emprego: FGTS, férias, 13º, multas, diferenças salariais, etc.

Parece uma reclamatória comum. Mas, a contestação noticia fatos omitidos pela reclamante. É que o reclamado (pessoa física), argumenta que a reclamante é sua ex-esposa que nunca lhe prestou serviços, muito menos mediante relação de emprego. Claro, excetuando-se as “tarefas de cama e mesa”...

Detalha o reclamado que “manteve união estável com a reclamante, jamais havendo fatos caracterizadores de relação de emprego, pois nunca houve labor profissional, subordinação ou desigualdade entre as partes”.

Sutilmente também a contestação pontua que, nos melhores momentos do romance conjugal, a mulher gostava de – nos combates de Eros – às vezes apresentar-se como “a secretária que atendia o patrão”. O arremate contestatório é tristonho: “o fim da união estável lamentavelmente foi causado por adultério feminino”.

O juiz acolhe a tese masculina: “O reclamado comprova fartamente a união estável entre as partes, estando evidente que a reclamante busca locupletamento em contrapartida à complexa ação de dissolução de união estável que, em forte contenciosidade, tramita em vara de família e sucessões”.

O TRT confirma e complementa: “Mesmo que admitida a prestação de serviços pela reclamante no consultório do reclamado, tal terá ocorrido com o intuito de benefício do casal, pois o resultado econômico revertia em prol da família da qual a autora era participante”.

A ementa do acórdão traz um recado sutil: “As questões da natureza como a aqui narrada deverão ser resolvidas em outra esfera judiciária, não se prestando esta justiça especializada para resolver problemas conjugais”.

Fonte: www.espacovital.com.br

FRASES ILUSTRADAS