sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

HARRY NILSSON

EVERYBODY'S TALKIN'

Midnight Cowboy (br: Perdidos na noite / pt: O cowboy da meia-noite) é um filme estadunidense de 1969, do gênero drama, dirigido por John Schlesinger e com roteiro baseado em obra de James Leo Herlihy. Em 1994 o filme foi relançado numa edição especial remasterizada, que incluiu também um pequeno documentário e os trailers do mesmo. O lançamento aconteceu por ocasião do aniversário de 25 anos de lançamento do filme. Joe Buck é um simplório jovem texano, que decide abandonar seu passado conturbado e se muda para Nova Iorque, onde tentará ganhar a vida como garoto de programa para mulheres ricas. Mas sua excessiva ingenuidade o impedirá de ganhar dinheiro se prostituindo. Em uma de suas caminhadas, encontra Rizzo, um aleijado que sobrevive de pequenos golpes e furtos e com quem terá um laço de amizade.
Em um mundo repleto de ódio, nós devemos ousar ter esperança. (...) Em um mundo repleto de desespero, nós devemos ousar ter sonhos. (Michael Jackson, cantor norte-americano)

LUGARES

BRUGES - BÉLGICA

O Provinciaal Hof é um edifício neogótico no Mercado de Bruges, na Bélgica. É o antigo ponto de encontro do Governo Provincial da Flandres Ocidental. Wikipedia (inglês)

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

PLACAS DE AUTOMÓVEL NA SUÍÇA

José Horta Manzano

Você sabia?

A Suíça é um dos poucos países onde placa de automóvel não pertence ao veículo mas ao proprietário do veículo. E como é que funciona?

Suponhamos que o cidadão compre seu primeiro carro, novinho em folha, direto da concessionária. A própria loja se encarregará de cumprir as formalidades junto às autoridades. O feliz proprietário já receberá seu carro emplacado e pode sair por aí.

No dia em que quiser revender o carro, vai entregar os documentos ao comprador mas não a placa. Deve tirá-la do carro e guardá-la. Se tiver intenção de utilizar a placa em outro veículo (novo ou de segunda mão), basta avisar o Departamento de Tráfego, completar a papelada, pagar eventuais taxas e pronto: pode instalar sua placa no novo carro.

Caso tenha aderido à filosofia do ecologicamente correto e tiver desistido de possuir veículo próprio, basta devolver as placas ao Serviço dos Automóveis e não se fala mais nisso. Vai receber reembolso da taxa de circulação e do seguro pro rata temporis.

Se tiver intenção de dar um tempo antes de comprar novo veículo, o melhor será entregá-la ao Departamento de Tráfego para armazenagem. Por módica taxa, ela será conservada por até um ano, à disposição do proprietário a qualquer momento. A vantagem dessa devolução temporária é que, durante o período de armazenagem, o proprietário não terá de pagar taxa de circulação nem seguro. Passado um ano, o direito ao uso da placa prescreverá. Caso o cidadão compre novo veículo no futuro, receberá nova placa.

Nenhum veículo pode circular sem placa ‒ é o que diz a lei. Então como é que fica no caso do comprador de carro de segunda mão? Se o proprietário antigo retém a placa, o novo dono sai por aí sem placa? Não pode. Pra remediar, a administração já pensou nesse problema. Antes de concluir a transação, o comprador terá de passar pelo Departamento de Tráfego e solicitar uma autorização provisória de circulação. O papel lhe dá direito a deslocar-se ‒ uma vez só ‒ do lugar onde está o veículo até o posto de emplacamento mais próximo. Se for parado no meio do caminho, o documento o protegerá contra toda sanção.

A grande vantagem desse sistema é evitar que, depois de haver vendido um carro, o antigo proprietário continue a receber multas cujo culpado é um novo dono que, distraída ou dolosamente, se «esqueceu» de transferir a posse. No Brasil, isso já aconteceu comigo. Dá uma dor de cabeça dos diabos, porque nem sempre é fácil localizar o novo possuidor.

Tem mais uma particularidade suíça: a placa intercambiável. Suponhamos que o indivíduo tenha dois veículos que nunca são utilizados ao mesmo tempo. Digamos que usa um deles para o trabalho, durante a semana, reservando o outro para passear no fim de semana. É possível ter uma placa só, intercambiável entre os dois carros.

As condições são duas. Por um lado, os dois automóveis nunca poderão circular ao mesmo tempo. Por outro, aquele que estiver sem placa não pode ser estacionado em via pública ‒ terá de ser guardado em lugar particular, que seja garagem, jardim, terreno ou assemelhado.

A vantagem de ter uma placa só para dois veículos é que uma só taxa de circulação e um só seguro valem para os dois. São 50% de economia.

Fonte: brasildelonge.com

IMPRESSO EM CARBONO

 Ruy Castro

A notícia de que descobriram dois poemas inéditos da americana Sylvia Plath (1932-1963) em folhas de carbono, arquivadas com outros papéis da autora na Universidade de Indiana, nos EUA, me encantou. Não pelos poemas, que não li —e que, segundo o pesquisador Peter K. Steinberg, pertencem a uma Sylvia imatura, 24 anos em 1956—, mas por terem sido encontrados num veículo que não sei se ainda existe: o papel-carbono.

Os menores de 30 anos talvez nunca tenham visto um. Era uma folha de papel com um lado coberto de tinta. Colocada entre duas folhas comuns, imprimia na segunda o que se escrevia, a mão ou a máquina, na primeira. Servia para se produzir cópias de um original, para garantir —o que, hoje, em português, se chama de back up— ou para repassar a vários destinatários. Alguns carbonos resistiam a muitos originais; outros se esgotavam depois de certo uso. O futuro de todo carbono, no entanto, era a cesta de lixo, e era com pesar que nos despedíamos dele.

A prova de sua utilidade está no fato de que Sylvia pode ter descartado esses poemas, talvez por não acreditar na qualidade deles, ou simplesmente perdido seus originais. Mas não se desfez dos carbonos em que produziu suas cópias datilografadas e, 60 anos depois, eis os poemas de volta.

Deve ter sido difícil para Steinberg ler o texto impresso no carbono —é como ver uma foto num negativo. Mas posso imaginar sua alegria ao identificar cada palavra, verso ou estrofe. Alegria que não sei se seria compartilhada por Sylvia. Afinal, se nunca publicou aqueles poemas, por que eles deveriam vir à luz agora?

De minha parte, posso garantir: não deixarei inéditos. Tudo que escrevi até hoje, com ou sem cópia em carbono, saiu em jornal, revista ou livro. Falta-me publicar em bula de remédio, mas não perco a esperança.

Fonte: Folha de S. Paulo
Se você quer construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira ou atribua-lhes tarefas e trabalho, mas sim ensine-os a desejar a infinita imensidão do oceano. (Antoine de Saint-Exupéry, escritor francês)

LUGARES

VANNES - FRANÇA

Vannes é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Morbihan. Estende-se por uma área de 32,3 km². Em 2010 a comuna tinha 55 411 habitantes.413 hab/km². Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

EU JÁ FUI CANTADO

O Giron era nosso colega dos tempos de faculdade. Ele pertencia ao grupo dos homens sérios, ou seja, era casado e sua idade estava bem adiante da idade da maioria dos componentes da turma. Era contabilista de profissão e tinha um raciocínio muito rápido. Se notabilizava pelas perguntas (muitas) que fazia aos professores. Houve uma época em que o nominamos de "Gironsprudência". A propósito e a título de gozação, certa feita, antes de iniciada a aula, o Saldanha colocou no quadro uma tabela de preços, fictícia. é claro, para perguntas dirigidas aos professores. Pelo placar, enquanto alguns deveriam pagar valores mínimos, ao Giron competia pagar somas astronômicas. Pois bem. Certa noite tínhamos uma aula de Direito Civil. O professor era o Dr. Renan, que explicava as diferenças entre a menoridade e maioridade e as formas de aquisição desta última. Em meio à explanação, como era de se esperar, o Giron pediu esclarecimentos. Só que desta vez, por traz da pergunta havia um caso concreto a resolver com um cliente do escritório de contabilidade. No fundo, a dúvida do aluno-consulente era se um rapaz de 16 anos de idade, vindo a contrair matrimônio, teria direito a obter a carta de motorista. Ao invés de formular a pergunta de forma direta, o Giron foi colocando detalhes, a começar pelo fato de uma moça de 28 anos de idade ter seduzido um rapaz de 16. (Risos). A moça engravidou e seu pai exigiu a reparação do mal pelo casamento. (Mais risos). Para auxiliar o início da nova família, o pai da sedutora propôs-se a presentear o genro com um caminhão. (Risos e mais risos). O professor Renan ouvia pacientemente as colocações do nosso colega e com a mesma paciência, mas com os olhos, acompanhava os demais nos risos. O Giron ficou um pouco nervoso e a cada vez que tentava remendar a situação, tudo piorava. Até que, lançou mão do argumento extremo:
- Professor, nós mais velhos, sabemos que antigamente eram as mulheres que deviam cuidar-se dos homens, mas nos tempos modernos, a coisa se inverteu.

Foi quando o Ivo, que sentava bem à frente, com a rapidez de raciocínio que sempre o caracterizou, virou-se para o Giron e num tom de concordância, asseverou:

- É, eu já fui cantado.

Aí a classe veio abaixo. O professor Renan, vendo que não teria mais condições de transmitir conhecimentos (e ele os tinha de sobra), de maneira aproveitável, saiu-se com esta:

- Meus caros. O Giron está correto. A aula está encerrada. Vamos todos direto para casa, mas, cuidado, por que as mulheres estão por aí mesmo...
A minha não-desistência é o que de melhor posso oferecer a você e a mim neste momento. (Caio Fernando Abreu, escritor brasileiro)

LUGARES

VERONA - ITÁLIA

A Ponte Castel Vecchio ou Ponte Scaliger é uma ponte fortificada em Verona, norte da Itália, sobre o rio Adige. A ponte em arco segmentado apresentava o maior vão do mundo na época de sua construção. Wikipedia (inglês)

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

A BELEZA QUE PÕE A MESA

Fabrício Carpinejar
Fabrício Carpinejar

A beleza dura pouco. Dez minutos, um olhar, um aperto de mão, um beijo na face.

A beleza é provisória.

A beleza pode ser destruída rapidamente pela fala, pode ser desmanchada imediatamente por um gesto, pode ser derrubada velozmente por uma grosseria.

Se vejo uma mulher bonita, ela ainda não é bonita. Será bonita por aquilo que fizer. Ninguém é bonito por antecipação.

A aparência é efêmera e enganadora. A aparência tem pretensões de uma mentira. Igual à verdade, precisa de provas.

Mesmo que tenha o rosto formoso e simétrico, os lábios carnudos, as curvas do corpo na medida certa, nada assegura que seja bonita. É colocar cedilha no lugar errado, é ofender de graça, é cuspir ódio, que se torna feia.

Já vi mulher bonita muito feia. Já vi mulher feia se revelar essencialmente bonita.

A arrogância estraga a beleza. A humildade salva a beleza.

Saber-se linda e se achar feia são pretensões perigosas. Não enxergamos somente com a visão, mas com o olfato, o tato, o paladar e a audição.

Ser bonita para os olhos é raso. Quem canta, quem dança, quem conversa com as ideias encadeadas, quem explode uma primavera temporã em seus cabelos assume uma lindeza inédita e permanente.

A generosidade, a cordialidade, a esperança e a firmeza garantem a longevidade da atração.

Quando uma mulher linda se aproxima, espero pacientemente que ela se mostre. Não há pressa para descobrir. Será mesmo linda pela forma que segura o cálice, pela forma que cuida de quem está excluído, pela forma que procura manter ou acabar com o silêncio, pela forma que olha nos olhos e segura o mundo no queixo.

Não há nada mais bonito do que uma mulher com temperamento difícil. Aquela que briga por suas crenças é inesquecível. Não ser esquecido é o que cada um deseja secretamente para a sua vida, é a maior ambição do amor. Mulher que aceita tudo, sem alma nas palavras, por sua vez, é tão sem graça.

Não é a roupa que define o ângulo do arrebatamento, são a simplicidade e o despojamento. Estar confortável em si, demonstrar alegria de ser, rir com a língua mais do que com os dentes sustenta o charme.

A empatia é a beleza que fica. A beleza é um mero cumprimento.

Fonte: Zero Hora
Permita que sua solidão seja bem aproveitada, que ela não seja inútil. Não a cultive como uma doença, e sim como uma circunstância. (Martha Medeiros, escritora brasileira)

LUGARES

LISBOA - PORTUGAL

A Praça do Comércio, ainda comummente referido pela sua antiga designação de Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos e que hoje está parcialmente ocupada por alguns departamentos governamentais. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

CLICHÊS EM VOGA

Ruy Castro

Quantas vezes você não ouviu ultimamente a expressão “matar no peito”? Dezenas — e nenhuma referente ao jogador que esvazia o peito ao receber a bola, amortece o seu impacto e a deixa escorrer até o pé. No tempo de Domingos da Guia, esse lance era do outro mundo, mas ficou tão corriqueiro que os locutores há muito nem perdem tempo em descrevê-lo. “Matar no peito”, hoje, é uma arte do Congresso — de certos políticos peritos em fazer com que uma grave denúncia caia no vazio ou um escândalo desapareça do radar.

Falando em Congresso, dizia-se até há pouco que o presidente Michel Temer estava “nadando de braçada” entre seus ex-pares. Significava que, com sua habilidade para “costurar acordos”, ele chegaria ao outro lado da piscina — 2018 — e emergiria como um estadista.

COMPRANDO VOTOS – Mas, depois de desnudar-se obscenamente na fita gravada por Joesley Batista, Temer terá de aprender também a nadar costas, peito e borboleta se não quiser se afogar. Só que, pelo visto, prefere comprar votos para ficar à tona, mesmo que isto o obrigue a desmatar, saquear ou taxar o país.

E o que dizer da “zona de conforto”? Ao contrário das antigas zonas boêmia e do agrião, muito mais excitantes, significa um espaço em que uma pessoa se move sem ser ameaçada. Mas, se tal zona existe no Brasil, não há muitos políticos nas proximidades dela. Em sua maioria, eles estão em alguma lista da Lava Jato, da Procuradoria ou da Polícia Federal, o que lhes garante todos os desconfortos que merecem, mesmo que, no fim, não resulte em nada.

FORA DA CURVA – “Matar no peito”, “nadar de braçada” e “estar na zona de conforto” são apenas alguns dos clichês em voga no momento. No ano passado, era o “ponto fora da curva”. E, antes ainda, “apostar todas as fichas”.

Em breve, ninguém apostará uma mísera ficha em nenhum deles.

Fonte: Folha de S.Paulo - 28/07/17
Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras, e planta roseiras, e faz doces. Recomeça! (Cora Coralina, poetisa brasileira)

LUGARES

PLOUHINEC - FRANÇA

Plouhinec ( pronúncia francesa: [pluinɛk] ; bretão : Ploeneg ) é uma comuna francesa no departamento de Finistère , na Bretanha , no noroeste da França .

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 23 de fevereiro de 2025

CARTÃO DE CRÉDITO

O cartão de crédito é uma dessas maravilhas tecnológicas que veio para facilitar a vida de todos, menos dos incautos que sem observar as cautelas mínimas acabam tendo dissabores e prejuízos financeiros. Há também aqueles que tomam todos os cuidados para não perder a tarjeta mas se perdem na sua utilização com gastos acima das possibilidades. Não é o meu caso, ao menos até agora.

Utilizo o cartão de crédito quase que exclusivamente em viagem, principalmente para o exterior. Com o cartão no bolso e a facilidade de saques em bancos eletrônicos, não enfrento aquele estresse de carregar alguns mil euros ou dólares e ter que guardá-los em algum lugar seguro, se é que este lugar existe. Na medida em que necessito de moeda corrente realizo saques a valores reais, fugindo da aquisição da moeda no mercado paralelo.

Mesmo assim, tudo o que é possível pagar com o cartão de crédito assim o faço, tais como restaurantes, museus, casas de espetáculo, etc. O grande perigo é o risco de perder o cartão de crédito no exterior e ficar sem dinheiro. Para prevenir dissabores, levo um cartão na carteira e outro fica guardado em outro local. O mesmo ocorre com a minha esposa, de sorte que na prática, viajamos com quatro (4) cartões de crédito.

Certa feita, no recuado ano de 2004, quase precisei utilizar o cartão reserva. Recém saídos do território espanhol e ingressado nos domínios portugueses, nosso primeiro destino era Lisboa. Paramos para um pipi sotp no primeiro auto grill lusitano que encontramos na auto estrada. Também aproveitaríamos para esticar as pernas e almoçar.

Munidos com o menu bandeja fizemos as nossas escolhas e nos dirigimos ao caixa. Entreguei o meu Visa para a moça e aguardei. Para minha surpresa notei que ela lutava para retirar o cartão de uma fenda e olhando bem, pude verificar que ela passara o cartão naquela fenda por onde sai o cupom fiscal, ao invés do lugar apropriado onde é feita a certificação da idoneidade do cartão.

Diante do inusitado, pedi-lhe que cuidasse para não danificar o cartão e em seguida a ajudei a retirá-lo daquele lugar, não entendendo bem por que assim agiu e nem como conseguiu enfiá-lo em uma fenda tão estreita.

Retirado o cartão, o temor era de que as partes magnéticas tivessem sido inutilizadas. A prova dos nove viria a seguir pois ainda não havia pago a despesa. Desta vez a funcionária introduziu o cartão no local adequado e a simples aparição da palavra “processando” no painel da maquininha, me deu a tranquilidade de que tudo estava bem. E estava, a não ser por um pequeno detalhe, que por sorte, durou pouco tempo.

Depois de autorizada a transação, a funcionária pediu-me para digitar a senha. Como naquela época os cartões ainda não eram dotados de chip não era necessária qualquer senha para autorizar a transação. No lugar da senha dos tempos atuais, era lançada a assinatura no ticket que era emitido. Eu disse-lhe que as operações não dependiam de qualquer senha e que bastava assinar o comprovante. Apresentei-lhe o meu passaporte para que ela pudesse se certificar de que o cartão realmente era meu. Não obtive sucesso algum.

Diante da insistência quanto à necessidade da senha, já perdendo a paciência eu disse-lhe que não sabia de senha alguma mas que ela, se soubesse, poderia dá-la. E foi o que ela fez ao virar a maquininha para o seu lado e pressionar a tecla enter por duas vezes.

Minha esposa, que estava ao meu lado vendo toda a dificuldade enfrentada e o inusitado da situação, virou-se para o lado afim de que a pobre atendente não visse o riso que ela tinha dado causa.

De lá para cá a tecnologia avançou de forma admirável, facilitando a vida de usuários da tarjeta assim como dos atendentes de um modo geral. 

Até que alguém disse: Faça-se o Pix, e o Pix foi concebido.
O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não tem, mas rejubila-se com as que tem. (Epicteto, filósofo grego)

LUGARES

PRAGA - REPÚBLICA CHECA
Localizada entre a Praça Venceslau e a Ponte Charles, a Praça da Cidade Velha está sempre lotada de turistas no verão. Ela é extremamente importante para os tchecos pois nela é possível encontrar prédios em vários estilos arquitetônicos, como a Catedral Týn, de estilo gótico, e a igreja de São Nicolau, em estilo barroco. Assim, a praça se tornou um oásis para viajantes das estreitas ruas de Praga.

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 22 de fevereiro de 2025

ROMANCE FORENSE

Doutor, devolve os honorários! 

Há quatro anos o caboclo recebe uma belíssima quantia em dinheiro, por meio de precatório, decorrência de uma demorada ação previdenciária. Meio rico, muda de cidade e vai morar a 400 km de distância.

Um dia desses, retorna ao escritório do advogado exitoso.

- Senhor Fulano, quanto tempo... Tudo bem?

- É, vamos indo...

- O que o traz por estas bandas?

- Doutor, eu estou agora no sul do Estado e por lá todo mundo fala que o senhor cobrou errado de mim.

- Como assim? Está aqui a prestação de contas, o valor dos depósitos judiciais...

- Mas quem tinha que pagar o senhor era o INSS, não eu! Então, eu queria ver se o senhor não devolve pelo menos a metade...

O advogado controla-se para não se irritar.

- Olha, meu senhor, creio que está confundindo honorários de sucumbência com honorários contratuais. Mas não se preocupe, eu lhe explicarei, pois nem mesmo alguns operadores do Direito sabem essa diferença.

E segue-se a explicação que, ao final, é acatada pelo cliente.

- Mas então vocês advogados recebem duas vezes?

- Basicamente, sim. Em alguns casos, quando não há compensação...

- O que é isso?

- Ah... é uma longa história. Quase tão grande quanto à acima, mas trágica.

- Hummm... mas recebem então duas vezes?

- Às vezes sim.

- É, vocês merecem também, né? Estudam tanto...

- Nem todos. Alguns até contestam sua própria ação, outros ingressam com ação judicial em nome de pessoa falecida... tem de tudo.

- Então tá explicado, doutor. Vou-me embora. Mas... não tem como devolver, então, pelo menos só uns 10%?

O advogado controla-se, pronuncia um vigoroso “não” e se encaminha para levar à porta, quase compulsoriamente, o caboclo, quando esse procura se desculpar: 

- É que já gastei tudo!...

Fonte: www.espacovital.com.br
Cada sonho que você deixa para trás é um futuro que deixa de existir. (Steve Jobs, empresário norte-americano)

LUGARES

VALÊNCIA - ESPANHA

Valência é um município da Espanha, capital da província homónima e da Comunidade Valenciana. É a cidade mais populosa da sua comunidade autónoma e a terceira mais populosa da Espanha. O município tem 134,65 km² de área e em 2021 tinha 789 744 habitantes. Em 2014, a área metropolitana tinha 1 542 233 habitantes. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

TYRONE POWER

THE EDDIE DUCHIN STORY

Música do filme de 1956 "The Eddie Duchin Story", estrelado por Tyrone Power e Kim Novak.  Aqui uma cena memorável do filme.

Nossa maior glória não está em jamais cair, mas em levantar a cada queda. (Confúcio, filósofo chinês)

LUGARES

BAVIERA - ALEMANHA
O Castelo de Neuschwanstein (em alemão Schloss Neuschwanstein) é um palácio alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Schwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, a escassas dezenas de quilômetros da fronteira com a Áustria.[1]

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

FALTA DE PROFISSIONALISMO

Myrthes Suplicy Vieira (*)

Minha filha já foi sequestrada umas sete vezes e covardemente ameaçada de morte caso eu não providenciasse a recarga de um cartão pré-pago para seus algozes.

Minhas contas bancárias já foram invadidas por hackers umas cinco vezes e meus cartões de crédito já foram clonados várias outras. Se não fosse graças à presteza do gerente para me ligar alertando sobre movimentações suspeitas e disponibilizando um motoboy para retirar meu cartão, o prejuízo seria enorme.

Minha operadora de telefonia já me ligou duas vezes, comunicando que eles haviam sido multados pela Anatel por cobrarem uma taxa de ligações internacionais jamais feitas e que, por isso, se prontificavam a fazer o reembolso imediato dos valores recebidos indevidamente, bastando apenas que eu informasse o número da minha conta e a senha para o depósito.

Já fui advertida inúmeras vezes pela Netflix por não ter sido identificado o pagamento de parcelas atrasadas e que, portanto, minha conta seria encerrada. Os Correios já me notificaram diversas vezes de que um pacote referente a uma compra internacional teria sido apreendido pela fiscalização e que eu teria um prazo máximo para a regularização junto à Receita Federal. Também o Detran já emitiu vários avisos de que minha carteira nacional de habilitação seria suspensa caso eu não pagasse multas referentes a infrações de trânsito cometidas por mim. Em todos esses casos, vejam só quanta facilidade e cortesia, tudo o que eu precisaria fazer era escanear um QR Code ou copiar o código de barras para providenciar o pagamento.

Juro que eu entendo e me comovo com a dificuldade de sobrevivência de pessoas sem muita qualificação profissional que vêm lutando sem sucesso para abrir espaços no competitivo mercado de trabalho atual. Compreendo também a profunda desigualdade de oportunidades de acesso a uma educação de qualidade que mancha indelevelmente nossa combalida república.

Sei por experiência própria como é humilhante ir ao supermercado e ter de sair de mãos abanando por não dispor de fundos suficientes para encarar os preços hiperinflacionados de produtos básicos de alimentação e higiene pessoal. Porém, em meio a esse excruciante cipoal de tentativas de me separar do meu suado dinheirinho de aposentada, sinto a necessidade de aconselhar tantos e tão variados golpistas quanto às formas mais eficientes de administrarem seu “negócio”. Observem, por favor:

1. Não subestimem a inteligência de suas vítimas em potencial. O fato de uma pessoa ter chegado a uma idade avançada não significa que ela tenha obrigatoriamente de apresentar um déficit cognitivo. Podemos ser mais lentos para reagir, mas não incapazes de ligar lé com cré e desconfiar das reais intenções de pessoas que não conhecemos pessoalmente;

2. Antes da segunda tentativa de passar um golpe por telefone ou e-mail que já tenha ‘dado ruim’ na primeira, risquem imediatamente o número e/ou o endereço da vítima. Isso vai lhes poupar muito constrangimento e desviar sua atenção de contatos que poderiam lhes render muito mais frutos. É uma questão básica de organização e de planejamento, uma tarefa que pode facilmente ser delegada a um auxiliar qualquer;

3. Façam um curso rápido de imersão gramatical na língua portuguesa, dada a alta complexidade de suas regras e das infinitas exceções que ela comporta. Principalmente se a mensagem for escrita, é preciso atentar para o jargão da área, a concordância verbal e nominal, e evitar a todo custo o emprego de gírias e expressões populares. Isso reforça em muito a sua credibilidade e agrega um toque de simpatia ao seu esforço de convencimento da vítima;

4. Diversifiquem ao máximo seus golpes. O que vem acontecendo desde sempre é que alguém descobre um veio que mostra ser altamente promissor e ele passa a ser explorado ad nauseam por incontáveis outros garimpeiros. Sejam criativos também para agregar novos contornos a golpes já conhecidos, inovando nos detalhes da mensagem e contando com a ajuda da IA para reforçar o entendimento de que “é verdade este bilete”.

Cansada de ser assediada por tantos meliantes, desenvolvi algumas técnicas de negociação rápida que agora tenho o prazer de compartilhar com quem me lê:

 Interrompa várias vezes o discurso alarmista do golpista, pedindo explicações e mais detalhes sobre a ocorrência. Isso costuma implicar muitos gaguejos e desculpas esfarrapadas que podem ligar o alerta de que o golpista não dispõe de tantos dados assim a seu respeito;

 Na primeira vez que for abordado, deixe que o discurso golpista avance até chegar a um ponto crucial de persuasão e, ao final, informe placidamente que ele se equivocou e está falando com a pessoa errada.Aprenda a se divertir dizendo algo como: “Tudo bem, vou fazer o que você me pede, mas só tem um probleminha: eu não tenho filhos, não tenho conta nesse banco, não tenho cartão de crédito, não fiz nenhuma compra internacional, não tenho carro/não dirijo há meses, deixei de trabalhar com essa operadora de telefonia há dois anos, etc.

Ajude a profissionalizar nossos golpistas pé de chinelo, já temos concorrentes demais no universo político e empresarial.

A pátria agradece.

(*) Myrthes Suplicy Vieira é psicóloga, escritora e tradutora.

Fonte: brasildelonge.com
Os erros são quase sempre de uma natureza sagrada. Nunca tente os corrigir. Pelo contrário: Racionalize-os, compreenda-os a fundo. Depois disso, lhe será possível sublimá-los. (Salvador Dalí, artista espanhol)

LUGARES

PÉRGINE VALSUGANA - ITÁLIA
Pergine Valsugana é uma comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento, com cerca de 20.122 habitantes. Estende-se por uma área de 54 km², tendo uma densidade populacional de 372 hab/km². Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

SEPARAÇÃO FRUSTRADA

Nunca gostei de advogar na área de família. Na magistratura não tinha como escapar, ao menos naquelas comarcas de vara única. Mas há situações que é inevitável o envolvimento. Certa tarde fui procurado por um sujeito que aparentava ser um pouco mais velho que eu. Ele havia sido abandonado pela esposa e portanto desejava formalizar a separação o quanto antes. Não forneceu maiores detalhes apenas adiantou que a "fujona" não morava mais em Caxias e sim numa cidade do sul catarinense, de onde era natural. Segundo me informou ela estava trabalhando numa ótica daquela cidade e me forneceu o endereço. Como eu tinha previsto uma viagem para Santa Catarina relacionada com minha inscrição no concurso para a magistratura, disse-lhe que dentro de poucos dias passaria por aquela cidade faria contato com ela. E assim foi feito. Falei com ela num ambiente reservado do seu local de trabalho. Tudo explicado ela concordou com a separação e abriu mão do privilégio de fazer tramitar a ação na sua cidade. Por sua própria sugestão, o processo deveria ser encaminhado ao fórum da comarca de Caxias do Sul. Não tinham filhos e nem bens a partilhar. Não exigia pensão alimentícia e concordava em abrir mão da mesma de forma expressa. Bastava que eu lhe informasse o dia e horário em que se realizaria a audiência, comprometendo-se a ela comparecer. Elaborada a petição, agendada a audiência, que seria num determinado dia, às 14,00 hs., comuniquei a data aos interessados, pedindo também que eles viessem ao meu escritório na parte da manhã para os ajustes finais, não dando chance a qualquer surpresa de última hora. As coisas seriam facilitadas dado que o meu escritório distava do fórum não mais do que cinquenta metros. Na data aprazada, o meu cliente compareceu ao escritório e ela não. Dei-lhe orientação que mesmo assim comparecesse ao fórum na parte da tarde pois era bem o possível que ter havido algum imprevisto com ela. Foi o que aconteceu, segundo fiquei sabendo mais tarde. À tarde fui ao fórum e nada da presença do meu cliente e muito menos da sua consorte. Nem mesmo notícias dele eu tive até que passado uns três anos o encontrei em algum lugar que não lembro. 
- E daí? E a separação? 
Aí veio a explicação, convincente, por sinal. 
No dia da audiência, ao sair do meu escritório encontrou-se com a esposa. Começaram a conversar a respeito dos termos da separação e como não houvesse nenhuma discordância, entenderam que era desnecessário falar comigo previamente. Como se aproximava a hora do almoço, resolveram almoçar juntos e durante o qual voltaram as lembranças de tempos passados. Delas para uma sugestão de passar por um motel não precisou muito. E no motel redescobriam os segredos que um dia os uniu. Alí mesmo selaram uma reconciliação, que até aquele dia perdurava sem sobressaltos. Coisas do amor! 
A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época. (Sócrates, filósofo grego)

LUGARES

NICE - FRANÇA

O Museu de Arte e História Massena (Musée Masséna) é um museu em Nice, na França, que expõe artefatos, obras de arte e objetos pessoais da família Masséna. O museu está localizado em uma villa neoclássica italiana, a Villa Masséna, que foi construída em 1898.

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

SAUDADE DE SENTIR SAUDADE

Martha MedeirosMartha Medeiros

Temos recursos, temos acesso. A saudade já não precisa ser tamanha, podemos torná-la comedida

Telefonei para minha mãe hoje de manhã, e ela, ao ouvir minha voz, sussurrou com doçura: Filha, saudades.... Não fazia nem 48 horas que ela havia almoçado aqui em casa, sem contar os dois telefonemas que haviam sido trocados ontem, e ela já estava com saudades. Isso me fez sentir a filha mais amada do mundo e a mãe mais megera do planeta.

Não vejo minha própria filha há dois meses (está morando ali na Nova Zelândia) e quando me perguntam se não estou derretendo de saudades eu digo que sim, claro, mas na verdade tenho falado com ela mais hoje do que quando ela dormia no quarto ao lado. O WhatsApp e o Facebook fazem com que minha saudade não mereça virar uma queixa e muito menos um sofrimento. Minha saudade é tolerável, ainda que o adjetivo tolerável não costume ser tolerado pelo passional universo materno.

Lembro com certa nostalgia de quando a gente esperava uma carta, esperava para revelar uma foto, esperava para colocar os olhos no bebê que ainda estava dentro da barriga. Pois andaram me mostrando a ecografia de um feto de quatro semanas cuja resolução era incrivelmente parecida com a de uma selfie. Hoje em dia você pode dizer se seu filho puxou ao pai ou à mãe meses antes de ele nascer. Esperar é verbo condenado à extinção.

Se não há mais espera, onde colocar a saudade? Posso ver e falar com quem eu quiser, na hora que quiser, em tempo real. Qualquer país do Hemisfério Norte está mais próximo do que a esquina aqui de casa. Longe é um lugar que não existe, confirmado. Caducou até mesmo a Teoria dos 6 Graus de Separação, estudo que prova que estamos a seis pessoas de distância de qualquer outra pessoa, até mesmo do Barack Obama. Ora, o Obama está no Twitter. E já falei com Mark Ruffalo pelo Facebook. Não preciso de intermediários. Daqui a pouco até Deus estará online (aliás, está: www.theconfessor.co.uk ).

A saudade é provocada pela ausência, mas quem se ausenta, hoje? Aqueles que morreram, apenas – para a morte não há aplicativo. Já reclamar de saudade de quem está vivo virou apenas um afago verbal, uma declaração de amor, e não uma carência real de contato, a não ser que se esteja muito desanimado para ligar os apetrechos eletrônicos que nos conectam. Temos recursos, temos acesso. A saudade já não precisa ser tamanha, podemos torná-la comedida.

Não estou falando da saudade entre amantes: beijos e seus derivados, só ao vivo mesmo. E para amenizar a saudade constante que minha mãe sente, ela que se nega a aderir ao mundo digital, só vejo um jeito: forçá-la a aceitar um smartphone de presente e convidá-la para almoçar mais vezes.

Fonte: Zero Hora
Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. (Clarice Lispector, escritora brasileira)

LUGARES

GRANADA - ESPANHA
Alhambra ou, preferencialmente, Alambra[1][2] (em árabe: الحمراء; "a Vermelha") é um complexo palaciano e fortaleza localizado na cidade e município de Granada, na província homónima, comunidade autónoma da Andaluzia, na Espanha, em posição dominante no alto duma elevação arborizada na parte sudeste da cidade.

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

A VIDA NO MODO AVIÃO

Ruy Castro

Como os garotos proibidos de usar o celular na escola conseguirão, aos 12 anos, suportar a vida real?

Quando a aeromoça avisa que, a partir dali, os celulares devem ser deixados no "modo avião", dá para sentir o mal-estar ao meu redor. Os homens parecem acometidos de súbita disfunção erétil; as moças, sei lá, mas também revelam um desconforto. A ponte aérea não passa de 45 minutos, mas, sem o celular, pode ser tão longa quanto uma viagem Rio-Honolulu. Exceto para mim. Na condição de não usuário do aparelho –um dos últimos da espécie a ainda prescindir dele, donde em breve condenado à extinção--, já vivo o tempo todo em modo avião e sou muito feliz.

Há dias, minha colega Becky Korich ["Esqueci meu celular em casa, e agora?", 13/1] descreveu seu terror ao constatar no táxi que deixara o bicho para trás e que, sem o Waze, não sabia nem dizer seu destino ao motorista. Se disparasse um WhatsApp para casa, poderiam mandar-lhe o celular por mensageiro, mas sem celular não se consegue enviar um WhatsApp. No trabalho, durante uma reunião, teve inveja dos colegas que, com os celulares zumbindo, se ausentavam por alguns minutos para ver as importantes mensagens que o mundo lhes mandava. Sem seu celular, era como se ela fosse uma asmática sem a bombinha.

Deve ser como estão se sentindo os garotos de volta às aulas e agora condenados por lei federal a deixar o celular em casa, na secretaria da escola ou na mochila. Como passar três ou quatro horas sem os vídeos agressivos, as mensagens de ódio, o bullying e outras ofertas das redes sociais? O que fazer com os polegares de repente ociosos? Como, aos 12 anos, suportar a vida real?

Espera-se que, em compensação, mudanças importantes logo sejam percebidas nas escolas. O recreio ficará mais barulhento. Alguns meninos constatarão que resolver um problema de matemática sem depender da maquininha pode ser maneiro. E que a menina ao lado é até bem bonitinha e observá-la lhes provoca inéditas reações químicas.

A vida no modo avião pode ser deliciosamente chata —sem fissuras, aflições e muito menos laricas eletrônicas.

Fonte: Folha de S. Paulo
Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol. (Pablo Picasso, pintor espanhol)

LUGARES

DRESDEN - ALEMANHA

O Zwinger é um complexo palaciano com jardins em Dresden, Alemanha. Projetado pelo arquiteto Matthäus Daniel Pöppelmann, é um dos edifícios mais importantes do período barroco na Alemanha. Junto com a Frauenkirche, o Zwinger é o monumento arquitetônico mais famoso de Dresden. Wikipedia (inglês)

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 16 de fevereiro de 2025

ENCONTRO RELIGIOSO

Chegamos na capital americana no final da tarde de sexta-feira. Jantamos nas proximidades do hotel e depois saímos para um reconhecimento da cidade, mas o passeio verdadeiro seria no dia seguinte.

Por ser sábado de manhã notamos que havia um movimento intenso de pessoas por todos os lugares por onde passamos. Mas ao chegarmos ao Capitólio percebemos uma incomum aglomeração de pessoas, em sua esmagadora maioria, do sexo masculino.

Então, ficamos sabendo que se tratava de um encontro religioso cujo mote era o "retorno da mulher ao lar".

Pelo noticiário, o evento concentrou cerca de um milhão e meio de pessoas. A praça do Obelisco, aquele enorme espaço defronte ao Capitólio estava completamente lotada.

Como é fácil imaginar, nosso passeio por ali ficou um tanto prejudicado. Para compensar fomos visitar um museu dedicado à aviação, programa que compensou a frustração por não termos visitado outros pontos de interesse.

No final da tarde passamos pelo Capitólio e o movimento de pessoas já era quase nulo. Os serviços de limpeza pública é que agora tomavam conta do logradouro acomodando montanhas de lixo em pontos estratégicos.

À noite saímos para um tour pela cidade e ao passarmos pelo Obelisco não havia mais nada, nem pessoas e nem lixo. Igualzinho ao Brasil.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional. (Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro)

LUGARES

JARAGUÁ DO SUL - SC

O rio Itapocu é um curso de água do estado de Santa Catarina, no Brasil país localizado na América do Sul. Pertence à bacia hidrográfica secundária sul-sudeste. Sua nascente está localizada na serra do Mar no município de Corupá. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. (Chico Xavier, médium brasileiro)

LUGARES

KARLSTAD - SUÉCIA

Karlstad ou Carlostádio é uma cidade portuária do centro da Suécia, localizada na província da Värmland. Está situada no sul da Värmland, no delta do rio Clar, no sítio onde este desagua na margem norte do lago Vänern. Wikipédia

ROMANCE FORENSE

O ADVOGADO "BAITACA" E O OFICIAL "EMBRETADO"

Embora desconhecidas em mais de duas dezenas de Estados brasileiros, expressões como "malino”, “tramposo” e “baitaca” têm, no Rio Grande do Sul, conotação ofensiva.

Ante a demora na citação da parte ré, o advogado do autor peticionou: “o servidor não age com diligência no cumprimento do mandado”. Sentindo-se chamado de “relapso” - embora essa expressão não constasse na petição – o oficial lançou textualmente uma longa “certidão gaudéria”. Em duas das muitas estrofes, ele foi contundente:

“Sempre aprendi na vida e pelos sulcos dos caminhos
Que todo aquele afobadinho, que mete o nariz
Em coisa ou área que não lhe condiz,
Se dá mal e fica a pé no relento,
À mercê de sol, frio, chuva ou vento.

E o falado ‘troco’ chega sem tardança.
O que importa é que a verdade sempre impera,
Mas, infelizmente, o mundo está cheio destes cueras
Com maneios e cara de vaca mansa.”

A OAB concedeu desagravo ao advogado. O oficial teve uma advertência em sua ficha funcional. E uma ação ordinária foi ajuizada contra o Estado.

A sentença reconheceu que “o uso das malsinadas expressões - por um oficial de justiça, em uma certidão – é indevido”. E o acórdão admitiu “não ser preciso conhecimento de versos e conotações gauchescas para entender o cunho de ofender diretamente o profissional”. A indenização foi pífia (R$ 5 mil + 15% de sucumbência ) e vai entrar agora na demorada fase da requisição de pequeno valor

Segundo a "rádio-corredor" forense, o servidor ficou conhecido na comarca como “o oficial embretado”.

Fonte: www.espacovital.com.br

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

THE PLATTERS

GREAT PRETENDER
"The Great Pretender" foi gravada pelo grupo vocal The Platters, no final de 1955 e alcançou a primeira posição nas paradas de sucesso de 1956. Em 1987 Freddie Mercury, o vocalista da banda Queen recolocou a música entre os destaques mundiais sendo que em 2004, a canção foi classificada dentre as melhores músicas de todos os tempos pela revista Rolling Stone. 
Eu faço da dificuldade a minha motivação, a volta por cima vem na continuação. O que se leva dessa vida é o que se vive, é o que se faz. (Chorão, cantor e compositor brasileiro)

LUGARES

NUREMBERG - ALEMANHA

O Nassauer Haus ou Schlüsselfeldersche Stiftungshaus em Nuremberg é uma torre residencial medieval feita do chamado arenito vermelho do castelo. Embora originalmente construída em estilo românico, após várias reconstruções a casa ainda se caracteriza por elementos de estilo gótico. Wikipedia (inglês)

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Da escola de guerra da vida: o que não me mata, torna-me mais forte. (Friedrich Nietzsche, filósofo alemão)

LUGARES

BOLONHA - ITÁLIA

Bolonha é a animada capital histórica da região de Emília-Romanha, no norte da Itália. A Piazza Maggiore é uma imensa praça cercada por colunatas em arco, cafés e estruturas medievais e renascentistas, como a antiga prefeitura, a Fonte de Netuno e a Basílica de São Petrônio. Dentre as muitas torres medievais da cidade estão as Duas Torres e as torres inclinadas de Asinelli e Garisenda.

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

VELHA SENHORA

(republicação)
Na nossa casa paterna há uma nogueira que já produziu muitos frutos. Nosso pai, com muita paciência sempre colhia os frutos que caiam por terra. Algumas nozes ele as colhia na própria planta para retirar a casca ainda verde com a qual preparava um saboroso licor. Na Páscoa, nos presenteava com um substancial pacote de nozes.

Além dos frutos, a nogueira nos proporcionava uma sombra magnífica a amenizar as tardes de verão.

Papai partiu e não há mais o tradicional presente de Páscoa. A nogueira, como que sentindo a ausência do nono Lodovico, definha desde então. Hoje, com bem mais de setenta anos, visivelmente ela vai se despedindo da vida. Seus frutos são raros e a sombra é quase nenhuma.

Certa feita, ainda adolescente, meu tio Bepi Rigotti, que nos visitava com  muita frequência, me disse que aquela era uma árvore inteligente, pois enquanto o frio não acabasse definitivamente, seus brotos não apareceriam.

Passei a observar a nogueira e de certa forma tinha procedência o que dissera meu tio. Ao menos já não ocorriam geadas após o início da brotação.

Sabedoria popular ou não, o fato é que os antigos, até por necessidade, observavam mais e interpretavam melhor os sinais da natureza. 
Não é porque as coisas são difíceis que não nos arriscamos, é porque não nos arriscamos que elas se tornam difíceis. (Sêneca, filósofo romano)

LUGARES

BALNEÁRIO PIÇARRAS - SC

Balneário Piçarras (originalmente Piçarras) é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Sua população estimada em 2019 é de 23.147 habitantes. Hoje é sede do maior museu oceanográfico da América Latina.

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

O MEDO DA MATERNIDADE

Fabrício Carpinejar
Fabrício Carpinejar

Tenho amigas que escolheram não ter filhos. Escolheram. Não queriam mesmo. Elegeram como objetivo viajar ou namorar ou se dedicar ao trabalho. Venceram o preconceito de que seriam menos mulheres sem a maternidade. São felizes dentro de sua autonomia de viver e não serão chamadas de tias solteironas. 

Não há mais a corrida pela forca da maternidade com a chegada dos 40 anos. É uma opção, não uma obrigação social, não um condicionamento ideológico. Supera-se cada vez mais o entendimento restritivo da mulher como progenitora. 

Para as mulheres que desejam um filho, a dificuldade maior não é a criança, ainda que conte sempre com a chance da produção independente. É o medo de não encontrar um pai decente para a criança. Um homem  que realmente seja fruto do amor e que siga lhe respeitando ainda que não esteja mais junto depois da relação. O medo é criar laços com alguém que não pretende nunca mais ver na frente. 

O medo é acabar o romance e não sobrar nem o amigo para dividir a responsabilidade pela educação. É terminar o encantamento e não sobreviver nem a serenidade do respeito, a ponderação do cuidado, a reverência pela fragilidade da infância. O medo é o íntimo virar estranho e o estranho virar aspereza.

O medo é ser refém de um desequilibrado ou de um indiferente, após uma paixão repentina e absolutamente ilusória. E descobrir tarde demais que não existe compatibilidade intelectual, amorosa e de princípios. 

O medo é que o filho experimente um pai ausente, um pai burocrático, um pai que não mexerá uma vírgula de sua pensão, que reduzirá a possível cumplicidade a visitas esporádicas e hostis. 

O medo é se relacionar eternamente com uma pai feito de papel, nunca de atitude, um pai biológico, que não é espiritual, um pai com uma ligação sanguínea e jamais cardíaca. 

O medo é dar uma maternidade atenta e generosa ao filho, mas passar o tempo inteiro tentando diminuir os danos de uma paternidade problemática e traumática do outro lado. 

O medo é amparar a solidão da noite do aniversário de sua criança e explicar o  inexplicável motivo daquele pai não telefonar ou não procurar em data tão importante. 

O medo é ser condenada a conviver com as ameaças de processos de guarda do filho por teimosia ou vingança.

O medo é suportar caprichos e desmandos da família paterna, buscando interferir na educação sem a contrapartida da oferta de nenhuma ajuda e apoio. 

O complicado de ser mãe é definir um bom pai. O bom pai dura a vida inteira, muito diferente de um marido que pode durar até onde a razão aguentar.

Fonte: O Globo