quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

LIBRAS

Havia um setor da empresa Eberle que era muito barulhento. Ainda não se falava em adicional de insalubridade.

Para minimizar os perversos efeitos acústicos, a empresa empregava deficientes auditivos. Para executar suas tarefas laborais, ditos empregados apenas manipulavam peças e máquinas, via de regra sentados.

Dois deles foram surpreendidos por uma carta de advertência uma vez que andavam "conversando" demais no trabalho, o que poderia gerar a demissão por justa causa.

Sindicalizados que eram, pediram suporte jurídico à sua entidade de classe e o assunto chegou às minhas mãos para elaborar uma Reclamatória Trabalhista visando anular a advertência.

Em princípio, aquilo que se mostrava um problema de fácil solução acabou revelando uma realidade até então desconhecida, por mim e por muitos.

Na audiência, testemunhas da empresa reclamada que laboravam no mesmo setor dos reclamantes, disseram que efetivamente eles conversavam demais.

Utilizando a linguagem dos sinais eles contavam piadas, discutiam futebol, etc.

Só foram descobertos na sua tática comunicativa, quando um deles "contou" uma piada que provocou muitos risos de todos.

Nem é preciso dizer que a advertência foi mantida, secundada por um sermão do juiz, devidamente traduzido pelo intérprete.
Cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido. (André Maurois, Escritor francês, 1885-1967)

LUGARES

COSTA AMALFITANA - ITÁLIA
A Costa Amalfitana é um trecho de 50 km do litoral sul da Península Sorrentina, na região italiana da Campânia. É um destino popular de férias, com penhascos e uma costa acidentada, na qual se destacam pequenas praias e vilas de pescadores em tons pastel. A estrada costeira entre a cidade portuária de Salerno e Sorrento, no alto, passa por mansões, vinhedos plantados em terraços nas colinas e pomares de limoeiros à beira dos penhascos. ― Google

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

ESTAMOS QUEM, CARA-PÁLIDA?

Ruy Castro

Um game sobre os dois Zorros, o mexicano e o americano, seria muito complicado

O garoto ouviu falar de um herói chamado Zorro e me perguntou quem era e se há um game sobre ele. Respondi que sou zero em games, mas poderia lhe falar do Zorro. Ele disse OK.

Para começar, há dois Zorros: o mexicano e o americano. Os dois foram criados por escritores americanos: o mexicano, por Johnston McCulley, em 1919; o americano, por Fran Striker, em 1933. O mexicano se revelou num filme de 1920, "A Marca do Zorro", com Douglas Fairbanks; o americano, numa série de TV (1949-57), com Clayton Moore. O Zorro de verdade é o mexicano; o americano é o Lone Ranger, o Cavaleiro Solitário, que, por algum motivo, no Brasil se tornou também Zorro. Seus gibis, aliás, eram desenhados pelo mesmo artista, Charles Flanders.

Os dois usam máscara para esconder suas identidades: o mexicano é o aristocrata Diego de la Vega, que se faz de esnobe e alienado; o americano é um patrulheiro texano cuja tropa morreu numa emboscada. O mexicano só usa a máscara em ação; o americano não tira a sua por nada. O mexicano usa chicote e espada; o americano atira com balas de prata. Os dois são justiceiros: o mexicano luta contra o governador corrupto e os oligarcas que tiranizam a Califórnia; o americano, contra todos os bandidos do Oeste.

O Zorro mexicano vive em Los Angeles, que então pertencia ao México; o Zorro americano, no Texas, que pouco antes também pertencera ao México. O pai do mexicano é um dos oligarcas que ele combate, só que do bem; o americano às vezes dizima tribos indígenas, embora seu parceiro seja um gentil comanche chamado Tonto, que o recolheu agonizante na emboscada e o salvou. O mexicano se casou com a filha de um dos bacanas e se aposentou. E, do americano, diz-se que, ao se ver cercado pelos índios, ele falou: "Estamos perdidos, Tonto!" E Tonto: "Estamos quem, cara-pálida?".

O garoto achou muito complicado. Seus games são mais simples.

Fonte: Folha de S. Paulo - 04/02/2023
Ter amizade é uma coisa muito nobre, muito grande. Mas a amizade deve levar a ter actuações leais na vida, porque o amigo não pode ser um cúmplice. É-se cúmplice para cometer delitos, coisas vergonhosas. A amizade é para realizar, com outros, coisas boas boas a favor de outras pessoas. Se não, não é verdadeira amizade. (Josemaría Escrivá)

LUGARES

NICE - FRANÇA

A Catedral Ortodoxa de São Nicolau, Nice é uma catedral ortodoxa oriental localizada na cidade francesa de Nice. Propriedade da Federação Russa, é reconhecida como monumento nacional da França, e atualmente pertence à jurisdição do Patriarcado de Moscou. É a maior catedral ortodoxa oriental da Europa Ocidental. Wikipedia (inglês)

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 1 de dezembro de 2024

ALERTA EM SÃO PAULO

Em 1997, em meio aos preparativos para uma viagem ao Canadá, emitido o necessário Passaporte, precisei obter o visto para ingressar nos Estados Unidos, o que deveria ser feito junto ao consulado em São Paulo.

A agência de viagens que nos assessorava reservou hotel na capital paulista, onde chegaríamos à noite. Não lembro o nome do hotel mas pude perceber que não era um muquifo qualquer. Tripulações de várias companhias aéreas se hospedavam por lá, o que era um bom indicador.

Depois do café da manhã saímos para a rua com o objetivo de tomar um táxi que nos levasse até o consulado. O porteiro do hotel nos chamou de volta indagando-nos acerca das nossas necessidades.

Esclarecido que iríamos ao consulado e precisávamos de um táxi ele nos disse para permanecermos no interior do hotel enquanto ele próprio estaria providenciando a necessária condução.

Depois nos alertou acerca do perigo de assalto que os hóspedes dos hotéis enfrentam, justamente por serem pessoas não acostumadas com as intervenções dos meliantes.

Ficou a lição.
Uma alegria compartilhada se transforma em dupla alegria; uma pena compartilhada, em meia pena. (provérbio sueco).

LUGARES

LAUSANNE - SUÍÇA
Lausanne é uma cidade no Lago Genebra, na região de língua francesa de Vaud, na Suíça. Abriga a sede do Comitê Olímpico Internacional, além do Museu Olímpico e do Parque Olímpico. Longe do lago, o bairro antigo montanhoso tem ruas medievais, repletas de lojas e uma catedral gótica do século 12, com a fachada ornamentada. O Palais de Rumine, do século 19, tem museus de arte e de ciências. ― Google

FRASES ILUSTRADAS