Concluído o curso ginasial migrei para o curso de contabilidade - a Escola Técnica de Comércio que funcionava no prédio do tradicional Colégio do Carmo.
Uma das disciplinas que ali tivemos era História, a cargo do Professor Evilásio. É dele que quero falar, afirmando, desde já que ele era vocacionado.
Transmitia as lições de História do Brasil sob o enfoque econômico, enriquecendo suas aulas com detalhes não encontrados os livros geralmente indicados nas escolas.
Pela primeira vez ouvi um professor “informar” seus alunos dos hábitos alimentares do Rei D.João VI, principalmente no que diz respeito a trazer nos bolsos do seu jaquetão, pedaços de frango assado, devorando-os onde quer que estivesse.
O professor Evilásio destacava-se como orador, o que o levou à política.
Mas o que sempre admirei em sua pessoa foi a sua invejável memória. Sempre de bom humor, ao encontrar seus alunos e/ou ex-alunos, cumprimentava-os pelo nome.
Enquanto algumas pessoas esquecem ou querem esquecer a fisionomia de pessoas que lhes foram próximas, o professor Evilásio cultivava seus afetos com grande consideração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário