domingo, 11 de agosto de 2024

CONGESTIONAMENTO EM NÁPOLES

Pelas palavras do nosso motorista nas excursões pela Europa, fiquei sabendo que os ônibus têm prioridade nas estradas sinuosas, de modo que motoristas de veículos menores aguardam que os grandes completem as curvas.

Entramos em Nápoles para apenas preencher algumas horas livres, eis que iríamos embarcar no ferryboat em direção à Sicília.

Passamos rapidamente por alguns pontos turísticos e numa dessas andanças, quando voltávamos de um lugar mais elevado, eis que aconteceu o inesperado.

Uma mulher, dirigindo um automóvel, simplesmente não deu prioridade para o nosso ônibus e então criou-se o impasse. Ela não podia voltar pois já não havia espaço à sua retaguarda.

Mas não era isso que a incauta motorista queria. Seu intento é que o nosso veículo voltasse em marcha a ré por alguns metros para que ela pudesse completar a sua desastrosa manobra.

Nosso motorista agiu com inteira obviedade sinalizando para a "adversária" que ela deveria avançar já que havia espaço suficiente para tal.

Mesmo assim ela ficou parada, gesticulando e com o celular nas mãos, penso, acionou a polícia.

O resultado foram imensas filas nos dois sentidos da rua. Buzinaços e xingamentos.

O marido da motorista parecia querer convencê-la, mas pelo seu gesticular ficava óbvio que era ela quem mandava em casa, daí por que eu qualifico o acompanhante como marido.

Logo chegou um policial e verificando que havia espaço suficiente para ela avançar, gesticulou daquele modo típico de qualquer italiano se comunicar e por fim ela criou coragem, passou do nosso ônibus recebendo vaias de lado a lado.

Fiquei matutando sobre as razões para motorista ter ficado receosa em colocar sua máquina em movimento. Medo de algum arranhão ou mesmo amassamento na lataria penso que seria injustificável dado que a maioria dos automóveis de Nápoles tem algum dano na lataria, reflexo do caos no trânsito. Vá entender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário