As minhas fronteiras se abriram quando saí do colégio municipal do bairro onde morávamos para concluir o curso primário no Grupo Escolar Abramo Eberle.
Por receber alunos residentes no centro da cidade, tive colegas que estavam bem informados acerca do prosseguimento nos estudos. Através deles tomei conhecimento da necessidade de prestar o Exame de Admissão ao Ginásio como condição para prosseguir nos estudos.
Faço um parêntesis para consignar que o curso primário do colégio municipal era composto de apenas quatro anos, enquanto que nos grupos escolares a grade completa previa cinco anos. Quando me transferi para o grupo escolar, embora com o quarto ano completo, achei por bem repeti-lo para equiparar o meu aprendizado aos colegas da minha idade. Aprovado, passei para o quinto ano.
Tomando conhecimento do tal exame de admissão, fiz minha inscrição e passei a me preparar. Lembro que a inscrição foi realizada à noite no prédio onde funcionava a Escola Normal Duque de Caxias, ao lado da antiga prefeitura. Estava comigo o Antonio Filipini. Foi principalmente pelo incentivo do Filipini que realizei a minha inscrição e posteriormente ingressei na primeira série do curso ginasial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário