domingo, 30 de junho de 2024

DESCANSO FÍSICO E ESPIRITUAL

Ao longo da viagem visitamos inúmeras catedrais e igrejas. Há verdadeiras obras de arte, revelando o poderio econômico de quem patrocinou a construção. 

A época em que foram construídas pode proporcionar outras revelações. O estilo arquitetônico também pode se revelar uma excelente fonte de pesquisa. 

Particularmente gosto de esculturas e muitas catedrais são pródigas neste item. 

Também me interessam as construções por elas mesmas. Meu pai era pedreiro e durante a minha infância o acompanhei muitas vezes até o local das obras onde ele empregou o seu conhecimento. 

A facilidade, ou melhor, a destreza que ele tinha para movimentar aquelas pedras enormes, edificando altas paredes, sempre me fascinou. Especialmente o conhecimento empírico de equilibrar as pedras no alto das portas, sem argamassa ou apoio transversal, para mim era um verdadeiro mistério. 

Agora, com a compreensão de como tudo isso é possível, ao visitar as catedrais sempre fico imaginando as dificuldades enfrentadas pelos construtores, principalmente no que diz respeito à necessidade de andaimes para alçar as pedras às alturas. 

Os telhados também me fascinam. Mas tem um outro motivo para tantas e reiteradas visitas a igrejas e catedrais: o bem estar físico. Isto mesmo, o bem estar físico. 

Geralmente viajamos na primavera ou no verão. Para conhecer os lugares é preciso caminhar, e muito. Quando estamos cansados e o dia está quente, entrar numa igreja é muito bom. Geralmente as catedrais são bem fresquinhas e sempre há lugares disponíveis para sentar. Descansar no interior de uma igreja, com silêncio quase total, é reconfortante. 

É quando corpo e mente se fundem e se harmonizam.
Ninguém que deu o seu melhor se arrependeu. (George Halas, jogador de futebol americano)

LUGARES

BALNEÁRIO PIÇARRAS - SC

Balneário Piçarras (originalmente Piçarras) é um município do Estado de Santa Catarina. Sua população estimada em 2019 é de 23.147 habitantes. Em 2005, um plebiscito alterou o nome do município de Piçarras para Balneário Piçarras. Hoje é sede do maior museu oceanográfico da América Latina.

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 29 de junho de 2024

ESCOLA NÃO SALVA A DEMOCRACIA

Hélio Schwartsm
Educação melhora a qualidade do voto? Trocando em miúdos, se nossas escolas fossem melhores, correríamos menos risco de eleger bandidos ou aventureiros no próximo pleito presidencial? Infelizmente, a resposta é "não".

A ideia de que a democracia é um processo no qual cidadãos bem informados analisam desapaixonadamente as propostas em debate e escolhem a mais conveniente é sedutora, bastante popular e, lamentavelmente, errada. Não é que seja impossível que algum eleitor siga esse roteiro, mas o que várias décadas de estudos empíricos mostram é que essa está longe de ser a regra.

Um exemplo eloquente é o da fluoretação dos reservatórios de água. Do ponto de vista científico, não há dúvida de que a medida é excelente. Ela previne cáries a um custo irrisório. Nos EUA, nos anos 50 e 60, inúmeras cidades a adotaram; outras, porém, julgaram que era mais democrático submeter a questão a plebiscito. Nessas, a taxa de rejeição da proposta foi maior, chegando a 60%. E se enganam aqueles que acham que a recusa estava confinada aos rincões ignorantes da América.

Cambridge, em Massachusetts, onde têm sede Harvard e o MIT, está entre as cidades que rejeitaram o flúor. Não uma, mas duas vezes. O livro "Democracy for Realists", que já comentei aqui, traz vários outros exemplos de que as relações entre educação/informação e deliberação democrática são muito mais complexas e surpreendentes do que se supõe.

O ponto central é que as pessoas tendem a usar critérios muito mais calcados em emoções e impressões do que na razão para tomar suas decisões. Pior, eleitores são frequentemente vítimas de vieses cognitivos e pressões sociais contra os quais a escola pode muito pouco.

A democracia só não é um caso perdido porque ela, no mais das vezes, consegue ao menos evitar que indivíduos de campos políticos opostos troquem tapas e tiros nas ruas. 

Fonte: Folha de S. Paulo - 16/05/2017
Não pode haver amizade sem confiança, nem confiança sem integridade. (Autor desconhecido)

LUGARES

THUN - SUÍÇA
Thun é uma comuna da Suíça, no Cantão Berna, com cerca de 41.899 habitantes. Estende-se por uma área de 21,58 km², de densidade populacional de 1.942 hab/km². Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 28 de junho de 2024

MELTON TUBA QUARTETT

WILHELM TELL - OVERTURE VON ROSSINI

O problema do nosso tempo é que o futuro não é aquilo que costumava ser. (Paul Valéry, poeta francês, 1871-1945)

LUGARES

CORTINA D'AMPEZZO - ITÁLIA
Cortina d'Ampezzo é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Belluno, com cerca de 5 954 habitantes, conhecida por ser uma famosa estação de esqui. Estende-se por uma área de 254,51 km², tendo uma densidade populacional de 23 hab/km². Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Nenhum amor é mais verdadeiro que aquele que morre não revelado. (Oliver Wendell Holmes, Escritor americano, 1809-1894)

LUGARES

GRASSE - FRANÇA
Grasse é uma cidade e comuna francesa, situada nos Alpes Marítimos na Costa Azul. O seu nome de origem imprecisa parece derivar de Podium Grassum. A cidade libertou-se do poder feudal e obteve a sua independência no século X. Os edifícios mais antigos remontam ao século XVII. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 26 de junho de 2024

SOBRE LIVROS

Quando o meu amigo Lauri resolveu devolver-me o Quarup de Antonio Callado, junto ele mandou um bilhete com a seguinte observação: "Existem duas classes de idiotas - os que emprestam livros e os que devolvem livros emprestados. Pertenço à segunda classe". Logo, segundo o tal critério, fiquei sabendo que eu pertencia à primeira classe de idiotas.

Então, para lembrar os tomadores de livros a devolvê-los, passei a identificar os meus pertences com um carimbo, constando o meu nome e profissão. Em algum tempo como advogado e em outros tempos como Juiz de Direito.

Anos depois, mais precisamente em 2004, emprestei um livro para o Meleca - Grandes Iniciados. Decorridos tantos anos, nada de devolução, o que ratifica o conceito de que sou um idiota e o Meleca não.

Antes ainda, eu havia emprestado a um terceiro amigo, o muito comentado "Protocolos dos Sábios de Sião". Nunca dei muita importância ao fato de não ter ocorrido a devolução uma vez que não tenho muito interesse na temática daquele livro.

Para minha surpresa, muito tempo depois, um quarto amigo - o Bira - me proporcionou outras divagações acerca da classificação da idiotice relacionada com livros emprestados. Disse-me que ao vasculhar um Sebo de nossa cidade, deparou-se com o "protocolos". A curiosidade levou-o a folhear as primeiras páginas, e logo no início visualizou a identificação: "Irineu Bianchi - advogado".  Então, resolveu adquirir o livro para presentea-lo a mim.

Dito isto, penso que a classificação do Lauri merece um adendo, inserindo-se uma terceira classe de idiotas: os idiotas desligados. 
A coisa mais bonita que podemos experimentar é o misterioso. (Albert Einstein, físico alemão, 1879-1955)

LUGARES

GUIMARÃES - PORTUGAL
A Igreja de Santos Passos, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Consolação, foi mandada construir pela Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos ao arquitecto Andrés Soares no começo do século XVIII. A Igreja, situada em Guimarães, foi construída no mesmo sítio onde já existiauma pequena capela desde o século XVI. (Fonte: guiadacidade.pt)

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 25 de junho de 2024

Uma comida bem equilibrada é como uma espécie de poema ao desenvolvimento da vida. (Anthony Burgess, escritor inglês)

LUGARES

PUSHKIN - RÚSSIA
Tsárskoie Selô é uma antiga residência da família imperial da Rússia, localizada em Pushkin, 26 km a sul da cidade de São Petersburgo. Antiga residência imperial dos Romanov, recebeu o nome de Pushkin durante a época soviética. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 24 de junho de 2024

IDEIAS-FEITAS

Ruy Castro

A jabuticaba não é exclusiva do Brasil. Mas a arrogância, a pretensão e a ignorância querem ser

Cinquenta anos depois, algumas ideias sobre o passado são tão dadas de barato e repetidas sem verificação que, certas ou erradas, cristalizam-se e recebem sua sentença de morte: tornam-se ideias-feitas. E erradas. É o caso de determinadas ocorrências de 1967, que a posteridade passou a descrever a seu modo e não como aconteceram.

Daí, diz-se hoje que a Jovem Guarda foi um movimento contestador da juventude –a querida Wanderléa, por exemplo, parece acreditar que suas minissaias desafiavam as famílias. Ao contrário: eram vendidas até no camelô, juntamente com as cafonérrimas calças Calhambeque e Tremendão de Roberto e Erasmo Carlos. O máximo que a Jovem Guarda fez pela cabeça de seus seguidores foi obrigá-los a metê-las em toucas para espichar suas melenas.

Diz-se também que "Terra em Transe", de Glauber Rocha, foi uma bofetada no regime militar. Ao contrário, na época indignou mais as esquerdas, que não gostaram de suas ambiguidades, nem de seu tom delirante e alegórico, "incompreensível para as massas". E, outro dia, um jornal definiu Leila Diniz como "um ícone do feminismo". Leila, feminista? Não em vida. As feministas não gostavam dela, porque Leila se dava bem com os homens – bem até demais.

Há anos ouço dizer que "O Rei da Vela", peça de Oswald de Andrade montada no Rio pelo Oficina, chocou a plateia de 1967 pelos palavrões. Ao contrário, a plateia do Teatro João Caetano delirava com os palavrões –sei disso porque estava lá. E li também há pouco que, em 2017, comemoram-se os 100 anos da amizade entre o mesmo Oswald e Mario de Andrade. Será? Segundo Jason Tércio, em sua magnífica biografia de Mario a sair este ano, Mario rompeu de vez com Oswald em 1929, farto das humilhações e piadas do ex-colega.

Ideias-feitas são confortáveis. Dispensam-nos de pensar.

Fonte: Folha de S. Paulo - 06/05/2019
Escrever bem é glória e mérito de alguns homens; de outros seria glória e mérito não escrever nada. (Jean de La Bruyère, Escritor francês, 1645-1969)

LUGARES

ALTER DO CHÃO - PORTUGAL
Alter do Chão é um município português pertencente ao distrito de Portalegre, à região do Alentejo e à sub-região do Alto Alentejo. A vila conta com cerca de 2 000 habitantes.

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 23 de junho de 2024

PELA BAVIERA

Nosso destino era Pérgine, na Itália, onde nasceram meus avós maternos. Mas tínhamos outros locais e pessoas a visitar antes disto. Garmisch-Partenkisten e Innsbruck são cidades de visita obrigatória para quem anda pela Baviera. Foi o que fizemos. 

Ficamos hospedados numa pousada em Garmisch. A frau Maria era a sogra do Hans, que por sua vez tinha uma pousada em Grainau, município bem próximo. O Hans era músico, assim como o Kalle que nos recepcionava na Alemanha. Juntou-se a nós ainda em Garmisch onde deixamos as malas e logo fomos para uma cervejaria beber as formidáveis cervejas de trigo. 

A presença do Hans para mim, que era um estranho no ninho, foi uma dádiva pois o mesmo arranhava um italiano, com o que, eu conseguia me fazer entender sem o auxílio do intérprete. 

Depois, a convite do Hans, fomos até Grainau, mais precisamente a um local público, como aparece na foto, pois haveria uma apresentação da banda sinfônica da cidade, evento que fazia parte dos programas para recepcionar turistas. O Hans fazia parte do grupo. 

Estávamos no final de setembro mas mesmo assim os dias continuavam longos, vale dizer, escurecia por volta de 21:30hs. Chegamos ao local ainda sob a luz do sol. A visão dos Alpes aos fundos era magnífica e o que viria em seguida, iria tornar aquele evento ainda mais especial, ao menos para mim. 

O mestre de cerimônias deu as boas vindas, fez as devidas apresentações e anunciou o primeiro número. Até aí eu não entendi, pois falava em alemão, idioma que não domino. Aos primeiros acordes identifiquei a Abertura da ópera Nabucco de Verdi. Com aquele visual, então… 

Vieram outras peças e em determinado momento o condutor do espetáculo falou qualquer coisa que eu continuei não entendendo mas o Kalle levantou e acomodou-se mais próximo do palco. A música que seguiu eu não consegui identificar mas era um solo de trompa, cuja execução apresentava um elevado grau de dificuldade. Ao final, o solista foi muito aplaudido. 

Depois da apresentação, através de intérprete, perguntei ao Kalle sobre aquele solista. Ele disse que o mesmo era considerado o melhor da Alemanha naquele instrumento, que era filho de Grainau, e estando pela cidade de férias, resolvera dar uma palhinha. 

Depois de tudo, ainda fomos a um restaurante, cujo dono faleceu há pouco tempo e segundo diziam fôra um excelente músico. O seu acordeão estava exposto numa vitrine no interior do restaurante e o Hans, pela amizade que tinha com o falecido, pediu permissão à viúva para executar alguns números com aquele instrumento. 

Permissão dada, passamos mais algumas horas nos divertindo à autêntica moda alemã: boa comida, bier e música alegre.
As massas humanas mais perigosas são aquelas em cujas veias foi injetado o veneno do medo. Do medo da mudança. (Octavio Paz, escritor mexicano)

LUGARES

BURANO - ITÁLIA
San Martino é uma igreja católica romana do século XVI em Burano, uma ilha da cidade de Veneza, região do Vêneto, Itália. A igreja foi reconsagrada em 1645.

FRASES ILUSTRADAS

sábado, 22 de junho de 2024

VOCÊ CONHECE "O SONHO DOS RATOS"?

Por Rubem Alves
Era uma vez um bando de ratos que vivia no buraco do assoalho de uma casa velha. Havia ratos de todos os tipos: grandes e pequenos, pretos e brancos, velhos e jovens, fortes e fracos, da roça e da cidade.

Mas ninguém ligava para as diferenças, porque todos estavam irmanados em torno de um sonho comum: um queijo enorme, amarelo, cheiroso, bem pertinho dos seus narizes. Comer o queijo seria a suprema felicidade…Bem pertinho é modo de dizer.

Na verdade, o queijo estava imensamente longe porque entre ele e os ratos estava um gato… O gato era malvado, tinha dentes afiados e não dormia nunca. Por vezes fingia dormir. Mas bastava que um ratinho mais corajoso se aventurasse para fora do buraco para que o gato desse um pulo e, era uma vez um ratinho…Os ratos odiavam o gato.

Quanto mais o odiavam mais irmãos se sentiam. O ódio a um inimigo comum os tornava cúmplices de um mesmo desejo: queriam que o gato morresse ou sonhavam com um cachorro…

Como nada pudessem fazer, reuniram-se para conversar. Faziam discursos, denunciavam o comportamento do gato (não se sabe bem para quem), e chegaram mesmo a escrever livros com a crítica filosófica dos gatos. Diziam que um dia chegaria em que os gatos seriam abolidos e todos seriam iguais. “Quando se estabelecer a ditadura dos ratos”, diziam os camundongos, “então todos serão felizes”…

– O queijo é grande o bastante para todos, dizia um.

– Socializaremos o queijo, dizia outro.

Todos batiam palmas e cantavam as mesmas canções.

Era comovente ver tanta fraternidade. Como seria bonito quando o gato morresse! Sonhavam. Nos seus sonhos comiam o queijo. E quanto mais o comiam, mais ele crescia. Porque esta é uma das propriedades dos queijos sonhados: não diminuem: crescem sempre. E marchavam juntos, rabos entrelaçados, gritando: “o queijo, já!”…

Sem que ninguém pudesse explicar como, o fato é que, ao acordarem, numa bela manhã, o gato tinha sumido. O queijo continuava lá, mais belo do que nunca. Bastaria dar uns poucos passos para fora do buraco. Olharam cuidadosamente ao redor. Aquilo poderia ser um truque do gato. Mas não era.

O gato havia desaparecido mesmo. Chegara o dia glorioso, e dos ratos surgiu um brado retumbante de alegria. Todos se lançaram ao queijo, irmanados numa fome comum. E foi então que a transformação aconteceu.

Bastou a primeira mordida. Compreenderam, repentinamente, que os queijos de verdade são diferentes dos queijos sonhados. Quando comidos, em vez de crescer, diminuem.

Assim, quanto maior o número dos ratos a comer o queijo, menor o naco para cada um. Os ratos começaram a olhar uns para os outros como se fossem inimigos. Olharam, cada um para a boca dos outros, para ver quanto queijo haviam comido. E os olhares se enfureceram.

Arreganharam os dentes. Esqueceram-se do gato. Eram seus próprios inimigos. A briga começou. Os mais fortes expulsaram os mais fracos a dentadas. E, ato contínuo, começaram a brigar entre si.

Alguns ameaçaram a chamar o gato, alegando que só assim se restabeleceria a ordem. O projeto de socialização do queijo foi aprovado nos seguintes termos:

“Qualquer pedaço de queijo poderá ser tomado dos seus proprietários para ser dado aos ratos magros, desde que este pedaço tenha sido abandonado pelo dono”.

Mas como rato algum jamais abandonou um queijo, os ratos magros foram condenados a ficar esperando. Os ratinhos magros, de dentro do buraco escuro, não podiam compreender o que havia acontecido.

O mais inexplicável era a transformação que se operara no focinho dos ratos fortes, agora donos do queijo. Tinham todo o jeito do gato o olhar malvado, os dentes à mostra.

Os ratos magros nem mais conseguiam perceber a diferença entre o gato de antes e os ratos de agora. E compreenderam, então, que não havia diferença alguma. Pois todo rato que fica dono do queijo vira gato. Não é por acidente que os nomes são tão parecidos.

“Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência!”

Fonte: revistapazes.com
Aprender sem pensar é inútil; pensar sem aprender, perigoso. (Confúcio, Filósofo chinês, 551-479 a.C.)

LUGARES

CONSTANÇA - ALEMANHA
Constança é uma cidade universitária no sul da Alemanha e a maior cidade nos arredores do lago de Constança, no distrito homónimo, na região administrativa de Friburgo, estado de Baden-Württemberg. Nela encontram-se duas universidades, a Universidade de Constança e a Universidade de Ciências Aplicadas. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 21 de junho de 2024

IL VOLO

IO CHE NON VIVO (SENZA TE)
(Arena di Verona 2024)

Tudo é relativo: o tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está. (Barão de Itararé)

LUGARES

JARAGUÁ DO SUL - SC
(Parque Municipal de Eventos)

Jaraguá do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º29'09" sul e a uma longitude 49º04'01" oeste, estando a uma altitude de 30 metros. Possui uma área de 532,59 km². Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 20 de junho de 2024

A força da sugestão faz com que alguns políticos acreditem ser estadistas. ( Roberta Tennes, Escritora americana, 1920-1980)

LUGARES

NUREMBERG - ALEMANHA
O antigo hospital, hoje uma casa para idosos, foi construído por volta 1330 e era o maior hospital da cidade. Na Segunda Guerra sofreu com os bombardeios mas foi restaurado. avançando sobre o rio cria uma imagem fantástica. É considerado um dos cartões postais de Nuremberg.

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 19 de junho de 2024

MENDIGO BRASILEIRO

Ao tempo em que a indústria automobilística ainda engatinhava, os automóveis que circulavam pelas cidades brasileiras eram importados dos Estados Unidos, França, Suécia, Alemanha, Inglaterra, etc.

Em alguns automóveis as lanternas pisca-pisca eram embutidas junto à coluna das portas de modo que quando o motorista acionasse uma manobra à direita ou à esquerda, uma haste, quase do tamanho e formato parecido com a palheta do pára-brisas, saltava do encaixe e indicava a intenção do condutor.

Um dos automóveis que dispunha de tal dispositivo era o Prefect, veículo de pequeno porte mas bastante popular.

As lanternas estragavam com freqüência. Por isso, os motoristas sinalizavam com o braço esquerdo para fora da janela, a direção que tomariam: o braço estendido na posição horizontal indicava inflexão à esquerda; o braço levantado na posição vertical indicava inflexão à direita.   

Por aquela época, Caxias do Sul atraia muitos turistas estrangeiros por conta de suas vinícolas, da Eberle e suas pratarias e do CTG Rincão da Lealdade, para citar apenas algumas atrações.

De modo especial e para os fins desta narrativa, menciono a Vinícola Michielon situada no Bairro de Lourdes, que ficava aberta o ano inteiro para recepcionar caravanas de visitantes. 

Naqueles tempos, a Marcopolo ainda se chamava Carrocerias Nicola e é para lá que nós vamos, onde  conheci o Odi Brito, que por sua vez era um tremendo gozador. Na empresa havia  um feliz proprietário de um Prefect, embora as condições da pintura e lataria não fosse lá essas coisas.

Segundo o Brito, certa manhã, quando o Corrêa se dirigia ao trabalho, chofereando o seu Prefect, ciente de que o pisca-pisca estava com defeito. Trafegava pela rua Conselheiro Dantas, com destino à BR 116, caso em que deveria ingressar na rua Angelina Michielon.

Em lá chegando e estando estragado o pisca-pisca, procedeu como era habitual entre os motoristas, estendeu a mão para fora da janela na posição horizontal indicando que dobraria à esquerda. 

Justamente na esquina das citadas ruas ficava o acesso à área de recepção aos turistas da Vinícola Michielon e no momento haviam muitos deles, todos americanos. 

Ao ver um motorista com a mão para fora, num veículo cujo estado de conservação não era dos melhores, um dos turistas teria deixado uma nota de cinco cruzeiros na mão do Corrêa.

Não é preciso dizer que o Corrêa, quando falavam dessa estória, subia pelas paredes, mas quem conhecia o Brito, sabia que viriam outras e mais outras... 
Às vezes na vida é preciso saber lutar não apenas sem medo, mas também sem esperança. (Sandro Pertini, Político italiano, 1896-1990)

LUGARES

ESTRASBURGO - FRANÇA
O Parlamento Europeu em Estrasburgo é um ícone da integração europeia e um símbolo da democracia no coração da cidade. Desde 1979, é a casa de deputados do Parlamento Europeu para sessões plenárias e reuniões importantes. A sua imponente arquitectura moderna, desenhada pelo arquitecto francês Gustave Umbdenstock, reflecte o espírito de unidade e colaboração que impulsiona a União Europeia.

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 18 de junho de 2024

Para enxergar claro, basta mudar a direção do olhar. (Antoine Saint-Exupéry, escritor francês, 1900-1944)

LUGARES

VERNAZZA - ITÁLIA
Vernazza é uma comuna italiana da região da Ligúria, Província da Spezia, com cerca de 1 060 habitantes. Estende-se por uma área de 12 km², tendo uma densidade populacional de 88 hab./km². Faz fronteira com Beverino, Monterosso al Mare, Pignone, Riccò del Golfo di Spezia, Riomaggiore. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 17 de junho de 2024

A VITÓRIA DA MELANCIA QUADRADA

Ruy Castro

Há quase dez anos, em agosto de 2007, falei neste espaço de um agricultor japonês, da ilha de Shikoku, que não se conformava com a dificuldade para guardar uma melancia na geladeira. O formato da fruta não ajudava –grande e arredondada, tomava muito espaço na prateleira e deixava cantos vagos e ociosos, difíceis de ser ocupados. Além disso, era instável, não parava quieta, era complicado cortá-la. Nosso herói perguntou-se se esse erro de design da natureza não seria passível de correção.

Como agricultor de mão cheia, calculou que, se começasse a cultivar melancias em caixas de vidro, elas acabariam adotando o formato da caixa. Talvez precisasse de muitas gerações de melancias para atingir o efeito, mas os japoneses não são como nós, sabem esperar –e, se ele não conseguisse, seus descendentes continuariam a tarefa. O importante era produzir uma melancia quadrada, não importava quantos sóis nascessem e morressem.

Levou 20 anos e gerações de melancias equivalentes a várias dinastias de seu país, mas, em 2007, o lavrador conseguiu. A melancia quadrada era uma realidade. Li aquilo e empolguei-me, tanto que escrevi uma coluna a respeito -que, em 2015, incluí num livro de crônicas para jovens, publicado pela editora Moderna e ao qual dei o título, justamente, de "A Melancia Quadrada".

Bem, agora, há dias, vi pela televisão que as melancias quadradas são um sucesso nos mercados asiáticos e que o Japão fatura milhões com sua produção e exportação. É bom saber que uma empreitada deu certo.

Pois, para minha surpresa, descobri que o Ceará também se tornou produtor de melancias quadradas –e que os cearenses estão competindo em vendas com o Japão! Interpreto isto como um alento. Quem sabe, no futuro, inspirando-nos em bons exemplos, não seremos também um país?

Fonte: Folha de S. Paulo - 26/06/2017
Organizar bibliotecas é exercer de modo silencioso e modesto a arte da crítica. (Jorge Luis Borges, escritor argentino, 1899-1986)

LUGARES

GENEBRA - SUÍÇA
A Ponte do Monte Branco em Genebra na Suíça pode ser considerada como o fim do Lago Léman e onde o Rio Ródano retoma o seu curso até ao Mediterrâneo, curso que havia deixado à 73 km, antes de entrar no lago perto do Castelo de Chillon.

FRASES ILUSTRADAS

domingo, 16 de junho de 2024

ESTACIONAMENTO EM LUCCA

Ao contrário das demais cidades da Toscana que havíamos visitado, Lucca, embora sendo do período medieval, está localizada numa planície, ao contrário das demais que via de regra foram edificadas nas partes mais elevadas, sempre em busca de proteção contra os ataques inimigos. Não que em Lucca houvesse desleixo contra a ação dos invasores. Ao contrário, a parte antiga forma uma cidade fortificada, rodeada por uma muralha de uns oito metros de altura. Literalmente rodeada, uma vez que a parte antiga foi edificada num formato redondo. Internamente, as ruelas têm a mesma disposição, com o que, vista de cima, pode-se dizer que a cidade é formada por anéis, uns dentro dos outros, que vão diminuindo gradativamente, até chegar ao ponto central, onde há um grande espaço que se transforma na praça principal. 

Ao chegarmos em Lucca nos deparamos com a muralha mas ainda não sabíamos que o formato da cidadela era circular. Fomos seguindo o contorno da cidade e ao encontrar um grande portão de acesso enveredamos por ele. Sabíamos de antemão que nas cidades históricas, via de regra, somente os moradores têm permissão para circular com seus automóveis e motos e por isto existem estacionamentos fora das muralhas, sendo que as visitas são feitas a pé. 

Logo na entrada encontramos um estacionamento cujo pagamento é controlado através de parquímetros. Mas também verificamos que havia uma placa informando que estacionamentos irregulares estavam sujeitos ao guincho. Sendo assim, poderíamos deixar nosso automóvel no local sem maiores problemas. Foi o que fizemos. Adquirimos um ticket para quatro (4) horas, marcamos o local onde estávamos estacionados e fomos seguindo as ruelas até chegar à praça central. 

Aproveitamos para almoçar e depois saímos a caminhar pela cidade. Satisfeitos com o que havíamos comido e visto, com bastante antecedência resolvemos dar por finda a visita a Lucca e dali partiríamos para Montecattini Terme, pequena cidade próxima de Florença, a partir de onde iríamos incorporar uma excursão de brasileiros nossos conhecidos. 

Convictos de que estávamos no rumo certo, caminhamos despreocupadamente até chegar às muralhas. Sem avistar nenhuma entrada, caminhamos para a esquerda, sem sucesso e depois para a direita, igualmente sem sucesso. Estávamos perdidos. 

Busquei informações com um rapaz que estava carregando uma van e o detalhe mais significativo que pude lhe fornecer foi que próximo ao nosso estacionamento atravessamos uma pequena ponte sobre um canal. Ele prontamente entendeu a nossa dificuldade, nos informando que estávamos exatamente no lado oposto àquele que queríamos chegar. 

Agradecemos e quando pensamos em atravessar a cidade para chegar ao ponto almejado, verificamos que já o nosso tempo já estava esgotando, faltando algo como uns vinte (20) minutos. Consideramos a hipótese de nos perdermos novamente, já que as ruas eram todas circulares e estreitas. Nem a sombra dos prédios poderia nos ajudar a manter uma direção e nem um ponto de referência qualquer, como uma torre de igreja, uma montanha, etc., poderia nos manter sempre no mesmo rumo. 

Conjecturamos que se os italianos levassem à risca a advertência quando ao uso do guincho, teríamos problemas sérios pela frente. Então, resolvemos empreender uma forte caminhada, o fazendo rente à muralha, na certeza de que daquela maneira fatalmente chegaríamos até o tão esperado estacionamento. 

A estratégia se afigurou apropriada e localizamos nosso automóvel antes mesmo de vencer o prazo estabelecido no ticket. Para nosso alívio, não encontramos nenhum policial nas imediações e se chegássemos atrasados, naquele dia, ao menos, não haveria apreensão de veículos. É que ficamos sabendo, posteriormente, que tais procedimentos fiscalizatórios são feitos aleatoriamente, oportunidade em que, o efeito pedagógico mais eficiente é a tolerância zero. 

Agradável surpresa nos proporcionou um bilhete deixado junto ao para-brisas, escrito por algum francês, que vendo a placa do nosso automóvel, deu-nos as boas vindas no idioma de Voltaire.
Uma máquina pode fazer o trabalho de cinqüenta pessoas comuns. Máquina alguma pode fazer o trabalho de um homem incomum. (Elbert Hubbard, Editor americano, 1856-1915)

LUGARES

PIRIÁPOLIS - URUGUAI
Piriápolis é uma cidade na costa atlântica do sul do Uruguai. Umas das primeiras cidades turísticas do país, é conhecida pelos edifícios de estilo belle époque, como o Hotel Argentino na marginal. Nas proximidades do porto de Piriápolis, repleto de iates, o teleférico sobe o Cerro San Antonio, uma colina com uma pequena capela caiada e um miradouro. O passeio ao longo da marginal Rambla de los Argentinos envolve a baía e a Praia de Piriápolis.


FRASES ILUSTRADAS

sábado, 15 de junho de 2024

CIDADANIA PARA APOSENTADOS

José Horta Manzano
É curioso que duas noções tão diversas como o visto e a cidadania sejam confundidas. No fundo, os dois conceitos são não somente diferentes, mas também excludentes: ou é um, ou é outro.

O visto para estrangeiros, exigido por muitos países dependendo do objetivo da visita, pode se enquadrar em diferentes tipos, entre eles: visto de turismo, estudo, negócios, residência temporária, residência permanente.

A quem são concedidos os vistos? A indivíduos de nacionalidade estrangeira.

Portanto, os indivíduos que têm a cidadania de um determinado país são dispensados de todo tipo de visto quando voltam à pátria. Como corolário, qualquer país concede visto somente aos estrangeiros, aqueles que não têm a cidadania nacional.

Portanto, visto e cidadania se opõem: quem tem um não precisa do outro. Não é difícil de entender, e a gente tem impressão de que todo o mundo entende isso.

Todo o mundo? Engano! A pessoa que deu título ao artigo do Estadão mencionado na manchete não conhece a diferença. Por consequência, a formulação ficou esquisita, dando a entender que os “melhores países” (quais serão?) só admitem receber os detentores da cidadania, mais ninguém.

Isso é rematado absurdo. A meu conhecimento, nenhum país fecha as portas a aposentados estrangeiros (com exceção talvez da Coreia do Norte).

A quem puder, peço a fineza de “compartilhar” este artigo com o autor da chamada.

Fonte: brasildelonge.com
O povo que valoriza seus privilégios acima de seus princípios logo perde uns e outros. (Dwight D. Einsenhower, estadista americano, 1890-1969)

LUGARES

FLORIANÓPOLIS - SC
A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades é uma edificação histórica localizada na sede do distrito de Santo Antônio de Lisboa, cidade de Florianópolis. Foi construída entre 1750 e 1756. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

sexta-feira, 14 de junho de 2024

ALAIN BARRIERE

MA VIE (1964)
 



Um homem pinta com o cérebro, não com as mãos. (Michelangelo Buonarroti, pintor italiano, 1475-1564)

LUGARES

FÁTIMA - PORTUGAL
O Santuário de Fátima, formalmente intitulado pela Igreja Católica como Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é um santuário mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado no lugar da Cova da Iria, na cidade de Fátima, município de Ourém, em Portugal. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Aquele que não pode recordar-se do passado está condenado a repetí-lo. (George Santayana, filósofo americano, 1863-1952)

LUGARES

BERNA - SUÍÇA
Berna, capital da Suíça, foi construída em torno de uma curva do rio Aar. Fundada no século XII, a cidade conta com arquitetura medieval preservada na Altstadt (Cidade Velha). O Parlamento Suíço e os diplomatas se encontram no Bundeshaus (Palácio Federal), de estilo neorrenascentista. A Französische Kirche (Igreja Francesa) e a torre medieval nas proximidades, conhecida como Zytglogge, datam do século XIII. ― Google

FRASES ILUSTRADAS

quarta-feira, 12 de junho de 2024

A AUDIÊNCIA

Tive um colega magistrado que não gostava de audiências, o que para ele era sempre um martírio. Júri, então, nem se fala. Audiência cível só acontecia quando o acordo não fosse alcançado, depois de inúmeras tentativas neste sentido. Em alguns casos, não alcançada a conciliação, proferia despacho dando às partes prazo de sessenta ou noventa dias para refletirem sobre a possibilidade de acordo.

Quando a audiência se prolongava e o acordo não era alcançado, seguidamente dirigia-se aos advogados e lhes dizia para irem conversando e entabulando o acordo, enquanto ele iria continuar despachando em gabinete. Adiantava que, havendo acordo, os advogados deviam chamá-lo para a devida formalização. Dito isto, retirava-se para o seu gabinete e saia pela outra porta. Por vezes ausentava-se até uma hora e os advogados e as partes ficavam aguardando...

Certo dia foi designada uma audiência e como de hábito foi proposta a conciliação. O autor nada dizia, já que estava acompanhado de seu advogado.

Algumas tentativas foram feitas e nada. O juiz então, como sempre, deixou os interessados negociando um acordo enquanto ele estaria trabalhando no seu gabinete ao lado.

Cientificado pelo escrivão de que não havia possibilidade de acordo, retornou à sala de audiências. Dirigiu-se para uma das partes (a que estava melhor vestida) dizendo:

- Ô meu, paga logo esta merda que é tão pouco e liquida logo com este processo.

A resposta veio desolada:

- Mas doutor, eu estou aqui para receber e não para pagar!
O casamento é uma tragédia em dois atos: um civil e um religioso. (Barão de Itararé)

LUGARES

VENEZA - ITÁLIA
O Campanário de São Marcos é o campanário da Basílica de São Marcos em Veneza, situado na praça do mesmo nome. É um dos símbolos da cidade de Veneza. A torre tem 98,6 m de altura e fica num canto da praça, perto da entrada da basílica. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

terça-feira, 11 de junho de 2024

A necessidade transforma um homem honesto num velhaco. (Daniel Defoe, escritor inglês, 1660-1731)

LUGARES

FIORDE DE SOGN - NORUEGA
O fiorde de Sogn é o maior e mais profundo fiorde da Noruega. É o maior fiorde da Europa, e o segundo maior do mundo, apenas ultrapassado pelo Scoresby Sund, na parte oriental da Groenlândia. Wikipédia

FRASES ILUSTRADAS

segunda-feira, 10 de junho de 2024

PREFEITO PERFEITO

Ruy Castro

Todos admiramos Graciliano Ramos como escritor. Mas é que ainda não o conhecíamos como prefeito

Em 1931, os relatórios de um ex-prefeito de Palmeira dos Índios, em Alagoas, circularam sabe-se lá como pelo Rio. Prestações de contas, mesmo de um prefeito corajoso, honesto e trabalhador, não são literatura. São prestações de contas. Mas, ao caírem aos olhos do poeta e editor Augusto Frederico Schmidt, este pensou: "Quem escreve desse jeito deve ter um romance na gaveta". Mandou carta ao ex-prefeito e este confirmou: sim, tinha um romance, vou lhe enviar o manuscrito.

Semanas depois, chovendo no Rio, Schmidt foi pegá-lo no correio. Enfiou-o no bolso da capa, voltou para a editora, pendurou a capa no armário e foi fazer qualquer coisa. Como não chovesse pelos meses seguintes, não voltou a usar a capa e se esqueceu onde guardara o pacote, achou que o perdera. Em 1932, foi ao armário e lá estava. Leu, maravilhou-se e escreveu ao autor propondo publicação. E assim, por intermédio de "Caetés", título do romance, em 1933 o Brasil conheceu Graciliano Ramos.

Sempre ouvi essa história, mas nunca tinha lido os relatórios. Pois eles acabam de sair pela Record, em "O Prefeito Escritor", e fazem jus à lenda. Aí vão trechos.

Sobre a construção de um novo cemitério: "Os trabalhos a que me aventurei necessários aos vivos não me permitirão esta obra. Os mortos esperarão mais algum tempo. São os munícipes que não reclamam". Sobre o serviço de luz contratado por seu antecessor: "Apesar de ser negócio referente à claridade, julgo que assinaram aquilo às escuras. Pagamos até a luz que a Lua nos dá". Sobre as estradas que encontrou no município: "Há lugares que só podem ser transitados por automóvel Ford e lagartixa". Sobre o dinheiro do povo: "Transformando-o em pedra, cal, cimento etc., procedo melhor do que se o distribuísse com meus parentes, que necessitam, coitados".

A literatura ganhou um raro escritor. E o Brasil perdeu um prefeito mais raro ainda.

Fonte: Folha de S.Paulo