A história e as curiosidades do Dia das Mães pelo mundo afora
O Dia das Mães é uma data especial que celebra o amor, o carinho e a dedicação que as mães têm com seus filhos. Mas você sabe como essa data surgiu e como ela é comemorada em diferentes países? Neste artigo, vamos contar um pouco da história e das curiosidades do Dia das Mães pelo mundo.
As origens do Dia das Mães
A ideia de homenagear as mães não é nova. Na Grécia e na Roma Antiga, havia festivais em honra das deusas que representavam a maternidade, como Reia e Cibele. Na Idade Média, na Inglaterra, os trabalhadores tinham um dia de folga para visitar suas mães, chamado de Mothering Day.
Mas foi no século XX que o Dia das Mães ganhou a forma que conhecemos hoje. Tudo começou nos Estados Unidos, com a iniciativa de Anna Jarvis, uma jovem que perdeu sua mãe em 1905. Sua mãe, Ann Jarvis, era uma ativista que fundou clubes de trabalho para ajudar as mães trabalhadoras e combater a mortalidade infantil.
Anna quis homenagear sua mãe e todas as mães do mundo, organizando um culto memorial em 1908. Ela também iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse reconhecido oficialmente como uma data nacional. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson declarou que o segundo domingo de maio seria o Dia das Mães nos Estados Unidos.
O Dia das Mães no Brasil
Aqui no Brasil, o Dia das Mães também é comemorado no segundo domingo de maio, assim como nos Estados Unidos, Japão e Itália. A primeira celebração foi realizada em 1918, pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre. Mas foi somente em 1932, no governo de Getúlio Vargas, que a data foi oficializada no país.
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário brasileiro, sendo uma oportunidade para expressar gratidão e afeto pelas mães. É também uma das datas que mais movimentam o comércio, com a venda de presentes e flores.
O Dia das Mães pelo mundo
O Dia das Mães é celebrado em quase todos os países do mundo, mas nem sempre na mesma data ou da mesma forma. Veja alguns exemplos:Na França, o Dia das Mães é celebrado no último domingo de maio ou no primeiro domingo de junho, se coincidir com o Pentecostes. As mães recebem presentes e um bolo em forma de flor.
Na Índia, o Dia das Mães é celebrado em outubro, durante um festival chamado Durga Puja, que homenageia a deusa Durga, mãe de todos os deuses hindus. As mães recebem flores e doces.
Na Tailândia, o Dia das Mães é celebrado em 12 de agosto, data do aniversário da rainha Sirikit, considerada a mãe da nação. As mães recebem flores de jasmim e são homenageadas com cerimônias religiosas e desfiles.
Na Etiópia, o Dia das Mães é celebrado no final de outubro ou início de novembro, durante um festival chamado Antrosht, que marca o fim da estação chuvosa. As mães recebem alimentos preparados pelos filhos e dançam com eles.
Como você pode ver, o Dia das Mães é uma data universal que celebra a importância das mães na vida de todos nós. Não importa onde você esteja ou como você comemore, o que importa é demonstrar seu amor e respeito pela sua mãe e por todas as mães do mundo.
Fonte: https://provocacoesfilosoficas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário