domingo, 28 de abril de 2024

ILHÉUS EM EPIDAURO

Epidauro era uma cidade da Grécia antiga, situada na Argólida, às margens do mar Egeu e célebre pelo santuário de Esculápio, deus da Medicina, que atraía doentes de todo o mundo. Seu teatro ao ar livre está bem conservado. Famoso também é o Anfiteatro de Epidauro, dos maiores de seu tipo e de seu tempo, possuía uma acústica considerada perfeita para a época, reproduzindo com precisão e, principalmente, de forma audível, mesmo o som de um alfinete jogado ao chão, que podia ser ouvido mesmo nas últimas bancadas. (cfe. Wikipédia)


Pois a nossa guia era grega e falava português de Portugal. Foi ela quem nos deu as explicações sobre a acústica do anfiteatro o que aguçou a veia artística de alguns integrantes da nossa excursão. Eram de Florianópolis e tinham em comum o canto coral no mesmo grupo.

Foram para o meio da arena e aguardaram um momento apropriado já que todos os turistas eram informados da tal acústica e queriam tirar a prova dos nove. Numa trégua qualquer, nossos colegas, sem necessidade de ensaio, nos brindaram com o maravilhoso "Rancho de Amor à Ilha".

Acompanhei a "apresentação" do alto das escadarias e pude comprovar o quão eficaz eram os efeitos acústicos a ponto de a canção chegar aos meus ouvidos com perfeição.

Felizmente eu portava a filmadora e registrei para a posteridade aquele momento inesquecível. Para eles, os cantores, acredito que jamais esquecerão os aplausos, merecidos por sinal, que os visitantes lhes dedicaram ao final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário