A curiosidade e também o interesse histórico, levou-nos a conhecer Mandriole, uma pequena localidade no interior de Ravena, na província homônima, na Itália. Foi onde morreu Anita Garibaldi.
Já casada, conheceu Garibaldi no Brasil, morou com ele no Uruguai e no Brasil, e casou-se com ele em 1842, após o nascimento de seu filho Menotti. Acompanhou Garibaldi quando ele retornou à Itália e esteve com ele na defesa da República Romana. .Ela morreu durante a retirada de Roma. ( Piero Cocconi)
O fato de Anita ter participado ativamente dos conflitos que resultaram na unificação da Itália, faz com que ele seja reverenciada e reconhecida com todas as honrarias.
Em Mandriole há um pequeno museu em sua homenagem. Defronte ao prédio, um busto da heroína com inscrições enaltecendo sua participação nos eventos libertários e coroas de flores mantendo viva a sua memória.
No interior do museu, a cama onde ela exalou seu último suspiro e um quadro na parede retratando os seus últimos momentos.
Finalizamos a visita com um sentimento de orgulho pela importância que os italianos lhe dispensam e um tanto desapontados com o seu pouco reconhecimento na sua terra natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário