A cada segundo, caem sobre a Terra em forma de chuva 16 bilhões de litros de água
Quem inventou esse negócio de previsão do tempo? Os primeiros povos a se importarem com o clima foram os antigos egípcios. Por meio do movimento do sol, das estrelas e dos planetas, eles previam as estações e as cheias do rio Nilo, cujas margens eram usadas para as plantações.
Hoje, o monitoramento é feito pelo estudo de dados, medidos a partir de instrumentos como satélites, radares, barômetros (aparelho que mede a pressão do ar), higrômetros (umidade relativa do ar) e anemômetro (velocidade e direção dos ventos).
Reunidos, os dados são analisados por meteorologistas em supercomputadores que conseguem prever o comportamento do tempo.
A grande semelhança entre os egípcios e os povos contemporâneos é que a meteorologia continua sendo fundamental para a agricultura até hoje —e não somente para ver se você deve sair de casa, como sua mãe bem alertou, com o guarda-chuva.
A meteorologia (do grego, "estudo do céu") passou a ser estudada por Aristóteles em 350 antes de Cristo. Por isso, ele é considerado o "pai da meteorologia"
Quando começamos a fazer isso no Brasil?
Por aqui, a meteorologia começou a dar seus primeiros passos em 1781. Naquele ano, os matemáticos portugueses Francisco de Oliveira Barbosa e Bento Sanchez d'Orta foram enviados pela Faculdade de Matemática para demarcar os limites da região sul do país.
Durante nove anos, os dois realizaram observações meteorológicas, astronômicas e magnéticas, a partir também das observações dos satélites de Júpiter. Somente em 1808, com a chegada da família real portuguesa, foi criado o primeiro observatório meteorológico brasileiro.
Por que as nuvens ficam escuras quando vai chover?
As nuvens geralmente são brancas por causa da grande concentração de microgotículas de água e pequenos cristais de gelo. Eles agem como pequenos prismas, decompondo a luz solar nas cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).
Para quem olha a nuvem, portanto, o resultado é a soma de todas essas cores, que dá o branco.
As nuvens de chuva ficam mais escuras porque não permitem que a luz solar as atravesse. A maior parte da luz solar é refletida e volta para o céu; outra consegue atravessar as nuvens, e uma parcela ainda menor é absorvida por elas (de 5% a 10%).
Como as nuvens de chuva, chamadas de cúmulos-nimbos e estratos-nimbos, são bastante densas e têm grande profundidade, a quantidade de luz que passa por elas é muito pequena. Se um avião sobrevoar essas nuvens, elas parecerão bastante claras, pois irão refletir quase toda a luz que recebem.
Como é que a chuva cai?
As microgotículas de água surgem com a condensação (passagem do estado gasoso para o líquido) do vapor da atmosfera. Essas gotículas, cujo diâmetro é de milésimos de centímetros, são muito leves e ficam flutuando. Somente quando se juntam, formando gotas maiores, é que elas ganham peso suficiente para cair.
Tudo isso acontece aos poucos e não de uma só vez: por isso a chuva cai em gotas. As gotas menores, que não têm peso suficiente para vencer a resistência do ar e vento, permanecem em suspensão e só cairão quando conseguirem se unir a outras.
A cada segundo, caem sobre a Terra em forma de chuva 16 bilhões de litros de água.
Fonte: Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário