Marcelo Duarte
Conheça origem de quatro frases que vão embalar Campeonato Brasileiro
Está começando a temporada 2023 do futebol brasileiro. Ao longo de todo o ano, nós vamos ouvir narradores, comentaristas e repórteres esportivos usando expressões futebolísticas que conhecemos bem —mas, muitas vezes, não sabemos de onde vieram.
Tem muita curiosidade aí. E você vai conhecer quatro delas aqui.
Gol de placa
A expressão, que se refere a um gol lindo, maravilhoso, espetacular, nasceu numa partida do Torneio Rio-São Paulo, disputada em 5 de março de 1961. Santos x Fluminense.
Pelé fez um gol extraordinário. Ele recebeu a bola no campo de defesa, driblou seis jogadores tricolores e marcou um golaço. O gol foi tão bonito que as duas torcidas se levantaram para aplaudir, um momento raro na história do futebol brasileiro. O Santos venceu aquele jogo por 3 x 1.
Aí entra na história Joelmir Beting, um jovem e entusiasmado repórter de 25 anos, que trabalhava no jornal O Esporte. Encantado com a cena, ele teve a ideia e bancou a confecção de uma placa de bronze em homenagem ao gol de Pelé, que foi colocada no saguão do Maracanã.
Mandou escrever na placa: "Neste estádio, Pelé marcou no dia 5 de março de 1961 o gol mais bonito da história do Maracanã". A partir daí, os narradores começaram a se referir a gols bonitos como "gols que merecem placa", e depois apenas como "gols de placa".
Gol olímpico
É o nome que se dá ao gol marcado diretamente em uma cobrança de escanteio. O primeiro da história foi registrado em 1º de outubro de 1924, em Buenos Aires. A Argentina venceu o Uruguai por 2 x 1 e um de seus gols foi marcado dessa maneira pelo ponta-esquerda Onzari.
A seleção uruguaia tinha acabado de vencer o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos naquele ano e, por isso, ganhou o apelido de "Celeste Olímpica".Como o gol argentino foi marcado contra os uruguaios, acabou recebendo o irônico nome de "gol olímpico", até hoje utilizado.
Mesa-redonda
O lendário rei Artur, que viveu no século 6°, não jogava futebol, até porque o esporte não havia sido inventado ainda. Mesmo assim, ele é o responsável pelo nome que se dá aos programas de debate sobre futebol que tomam conta das emissoras brasileiras de televisão.
O termo é uma tradução do inglês "round table". Artur mandou construir para seus amigos e cavaleiros uma mesa redonda para mostrar que considerava todos iguais. Lá, os cavaleiros da Távola Redonda comiam juntos e se reuniam, sem que houvesse lugar de honra nem mesmo para o monarca britânico.
A expressão "mesa-redonda" pode ser usada para qualquer tipo de discussão, não apenas de futebol.
Lanterna
Por que o último colocado de uma competição é chamado de lanterna? Vou explicar. O termo nasceu em 1903, na primeira edição da mais importante prova ciclística do mundo, o Tour de France.
O último colocado passou a ser chamado de "Lanterne Rouge" (lanterna vermelha). Os organizadores da prova até prestavam uma homenagem a esse último colocado.
"Lanterne Rouge" foi um termo tirado do transporte ferroviário, muito popular no final do século 19 e no início do século 20. O último vagão do trem levava uma luz vermelha para mostrar que era de fato a última composição, que nenhuma tinha se desprendido.
Do francês, a expressão começou a ser usada em outras línguas. No Brasil, a expressão foi encurtada e o lanterna vermelha virou apenas lanterna.
Fonte: Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário