Julio Abramczyk
Também é recomendado voltar a usar a máscara facial em locais de aglomeração e manter distanciamento social
O aumento de portadores da Covid-19 vem sendo observado na população dos estados de São Paulo, Rio, Amazonas e Rio Grande do Sul.
Os exames dos pacientes indicam as mutações do vírus e principalmente a subvariante da ômicron, a BQ.1.
Para a Secretaria da Saúde de São Paulo, a terceira e quarta aplicações da vacina contra a virose continuam necessárias.
Elas estão indicadas para a parcela da população a partir dos 12 anos que precisam receber a terceira aplicação e os adultos que já podem receber a quarta aplicação da vacina.
Entretanto, esta não é a única medida preventiva indicada para a Covid-19. É recomendado também voltar a usar a máscara facial em locais de aglomeração e manter distanciamento social. A lavagem frequente das mãos igualmente é importante para manter distante a transmissão da doença.
Das recentes pesquisas, destaca-se estudo do infectologista pediátrico Chee Fu Yung e colaboradores de vários centros médicos de Singapura, publicado na revista médica Jama Pediatrics.
A pesquisa sugere que o risco de reinfecção em crianças mais novas (abaixo dos 5 anos) é menor do que nos adultos.
Nestas crianças, é rápida a formação de níveis de anticorpos neutralizantes na fase aguda da infecção e menor a degradação ao longo do tempo, em comparação aos adultos em idade avançada.
Com esses resultados, os pesquisadores concluíram ser sugestivo que o risco de reinfecção e gravidade pelo Sars-Cov-2 em crianças com menos de 5 anos ser menor do que nos adultos.
Fonte: Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário