Por Leo Fraiman
“Toda pessoa de sucesso profissional teve mãe chata. A mãe que cobra do filho atitudes responsáveis, como mandá-lo escovar os dentes e vestir-se adequadamente, contribui para o seu crescimento. Alguns dizem que os filhos estão mudando, mas, na verdade, quem está mudando são os pais que, em vez de enxergarem a autoridade que possuem, acabam querendo fazer seus filhos felizes a qualquer custo.
A adolescência carrega consigo os impulsos e os riscos e, embora seja difícil lidar com esses fatores, é uma fase importante, pois esses impulsos farão com que o adolescente tenha coragem de lutar pelo que ele quer (por exemplo, tentar pegar uma vaga em uma orquestra famosa, inscrever-se em um time de vôlei, conversar com uma garota desconhecida e linda na balada etc).
Por isso, é necessário que a mãe cobre mesmo dos filhos, aquilo que eles precisam fazer, para que o impulso continue sendo usado positivamente. Uma mãe com esse perfil não é chata, é amorosa”.
Este texto é um excerto transcrito e adaptado de “Como educar os filhos na adolescência”, com o psicoterapeuta Leo Fraiman, no programa Vida Melhor – 22/10/20. Transcrição e adaptação de Provocações Filosóficas.
Assista na integra:
Fonte: portalraizes.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário