Nina Simone pianista clássica, estudou no conservatório de New York “Juilliard School”. Foi uma das primeiras negras a entrar na renomada Escola da Música de Juilliard, depois de ser rejeitada em outro conservatório na Filadélfia.
‘Liberdade’ por Nina Simone – trecho do documentário “Nina: a historical perspective”, de Peter Rodis (1970)
Seu engajamento na luta pelos direitos civis
“Não tive escolha, não há como viver nessa época, nesse país e não se envolver.” – Nina Simone (sobre seu engajamento na questão racial norte-americana).
Em 1963 sua música “Mississipi Goddam” (Maldito Mississipi) tornou-se um hino da causa negra. A letra fala do assassinato de quatro crianças negras em uma igreja de Birmingham.
Em plena guerra do Vietnã em 1971, Nina Simone cantou um poema em que Deus é chamado de assassino, após 18 minutos de “My Sweet Lord” de George Harrison, dando voz aos que eram contrários a esse conflito no evento militar em New Jersey.
Nina Simone foi uma artista que viveu em conflito com seu tempo. Parecia que tinha uma dívida insana e permanente com o passado, o presente e o futuro. Sobre o título de “musa do jazz” ela dizia: “É o título que todo branco concede piedosamente aos cantores negros”. Talvez por isso ela tenha se aventurado a experimentar de tudo um pouco, como: George Gershwin, Leonard Cohen, Beatles, George Harrison… Em 1990 gravou com Maria Bethânia.
Negritude “Eles precisam de mim…” Nina Simone – trecho de entrevista rara (legendado)
Nas décadas de 70 e 80, nos Estados Unidos, Nina Simone acompanhou a ascensão e a queda dos direitos civis, a derrota do black power, a opressão sobre as mulheres negras e a persistência do racismo.
“Nas três primeiras horas após o nascimento de Lisa, eu amei o mundo” – Nina Simone
Lisa Simone Kelly, sua filha diz: “Ela era brilhante, mesmo na velhice ela era brilhante.”
O filósofo e escritor Kwame Anthony Appiah afirma: “A arte é crucial porque a imaginação é crucial.” E, continua “antes que possamos transformar o mundo é preciso imaginar diferente do que é, e essa capacidade de entender, por exemplo, a condição psíquica de alguém num determinado tempo, de alguém oprimido num determinado tempo, que pode ser ou não o meu próprio, jamais pode ser vista simplesmente olhando para os lados ou porque elas nos é externa ou porque estamos imersos nesta mesma condição. Mas é preciso pensar sobre ela.”
O canal Nina Simone no Vimeo disponibiliza vídeos com entrevistas para a TV, shows na íntegra, além de números musicais da artista.
Site oficial: The Official Home of Nina Simone
Fonte: textos extraídos da matéria de Glenda B. Ferreira/ CidadãoCultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário