sábado, 16 de abril de 2022

O INCÔMODO E IRRITANTE ZUMBIDO

O INCÔMODO E IRRITANTE ZUMBIDO
Julio Abramczyk

Prevalência do problema aumenta a partir dos 70 anos

As pessoas que ouvem sons sem saber de onde vêm não devem procurar um psiquiatra ou psicólogo. O médico indicado para essa avaliação é o otorrinolaringologista e o problema tem o nome de zumbido.

Na revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, editada em São Paulo pela Fundação Otorrinolaringologia, Hend Alshabory relata que a prevalência do zumbido aumenta a partir dos 70 anos.

Eles podem desencadear distúrbios emocionais que interferem na qualidade de vida das pessoas, além de provocar dificuldade de concentração ou insônia.

Segundo dados recentes do Military Health System dos EUA, a partir de 2020 mais de 2,3 milhões de veteranos das forças armadas americanas receberam indenização por zumbido.

O zumbido, nesses pacientes, deve ter sido causado pela exposição repetida a explosivos, motores de aeronaves ou a lesões cerebrais traumáticas.

Para os especialistas da área, o zumbido pode surgir nos dois ouvidos ou apenas em um deles, geralmente mais no lado esquerdo.

A causa do zumbido é a disfunção neural da cóclea, a parte auditiva do ouvido interno, em forma de caracol, situada no osso temporal. Também pode ser induzida por medicamentos ototóxicos como a aspirina e anti-inflamatórios, em grandes doses e em tratamentos oncológicos.

Para amenizar o incômodo dos zumbidos, os especialistas recomendam, quando indicados, aparelhos auditivos ou música e ondas sonoras agradáveis no ambiente para se sobrepor ao zumbido.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário