quinta-feira, 16 de setembro de 2021

NÃO TROPECE NA LÍNGUA

DEVEM SER CORRIGIDOS E PODEM VIR – LOCUÇÕES VERBAIS

--- Gostaria de saber qual o uso correto do verbo ser: Os débitos devem ser OU devem serem corrigidos. A.S.A., São Paulo/SP

--- Qual é a forma correta: Os compromissos não podem deixar de ser OU não podem deixar de serem cumpridos. Viviane, São Paulo/SP

Quando temos uma sequência de dois ou mais verbos referidos a um mesmo sujeito, somente o primeiro deles faz a concordância com o sujeito, ou seja, só ele flexiona, só ele é conjugado. Como nas frases acima o verbo ser é o último da sequência – o que significa que é o verbo principal –, ele permanece inalterado, não flexiona:
  • Os débitos devem ser corrigidos.
  • Os compromissos não podem deixar de ser cumpridos.
Temos aí uma locução verbal, que é o conjunto formado de verbo auxiliar mais verbo principal (no particípio, gerúndio ou infinitivo). O auxiliar exprime uma ideia acessória e indica o modo, tempo, pessoa e número do sujeito. O principal expressa a verdadeira ação ou processo verbal.

Para atender melhor às duas consultas, vamos ver apenas as locuções formadas com o infinitivo, que se compõem com dois tipos de verbo auxiliar:

1) determinam mais acuradamente os aspectos da ação verbal: costumar, começar a, andar a, continuar a, pôr-se a, vir (a), parar de, deixar de etc.
  • As clientes costumam se arrumar no próprio ateliê.
  • Continuam a estudar coisas desnecessárias.
  • Sua prisão veio a ser transformada num trunfo valioso para o governo.
2) exprimem o modo como se realiza ou deixa de se realizar a ação verbal: poder, dever, haver de, ter que/de, tornar a, chegar a, precisar, querer, desejar, buscar, conseguir, tentar etc.
  • Vocês querem ser milionários?
  • Por motivo de justiça, devemos assinalar que há políticos sérios e honestos.
  • A sociedade teve que se confrontar com cenas explícitas de transgressão à lei, como as exibidas na Fazenda Córrego da Ponte.
  • Hei de ser respeitado até pelos adversários.
Acontece que, para poderem ser aplicados, os princípios não precisam estar previstos nos textos normativos.
  • Líderes do MST chegaram a ser recebidos no Planalto pelo chefe da nação.
--- Tenho dúvidas em relação à colocação de vim e vir. Ex: Ele tem obrigação de vim OU de vir amanhã. R.G., Rio de Janeiro/RJ

Tornou-se um cacoete de muitos brasileiros essa má pronúncia do infinitivo VIR, principalmente quando, numa locução verbal, há aproximação de sons nasais: *Eles podem vim, devem vim, vão vim... Mas com algum esforço é possível começar a acertar essa pronúncia. Orientação:

1) use o infinitivo VIR depois da preposição: Ele tem a obrigação de vir; tem prazer em vir a nossa casa; fez de tudo para vir; eles têm motivos para não vir aqui.

2) use VIR numa locução de verbo auxiliar + infinitivo: Podem vir! Eles devem vir, vão vir, têm de vir.

3) use VIM, sozinho, quando quiser expressar o passado (pretérito perfeito) do verbo vir na primeira pessoa: Eu vim de casa há pouco, vim correndo. 

Fonte: www.linguabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário